Sábado, 20 Abril 2024

Começa na próxima semana a 13ª edição da Marintec South America, principal evento da América do Sul dedicado aos setores de construção, manutenção naval e offshore, que acontece de 19 a 21 de setembro, no Centro de Convenções SulAmérica no Rio de Janeiro (RJ). Em 2016, a feira reúne mais de 380 marcas de 17 países diferentes e oito pavilhões internacionais em 11 mil m² de exposição.

Além dos tradicionais espaços para exibição das últimas novidades do mercado e para networking dinâmico, os profissionais do setor poderão ter acesso, de forma totalmente gratuita, a diversos atrativos exclusivos. Entre eles está o “Encontro Gestão de Mercado de Motores”, organizado pela Ivens Consult, consultoria especializada no mercado marítimo. Programado para o dia 21, às 17 horas, vai debater as demandas por motores para transporte fluvial, apoio portuário, redes de manutenção e reparos de motores nas diversas regiões do país.

Para discutir o cenário, destaque para a presença de representantes de alguns dos principais players do segmento no país: o consultor de vendas da Sotreq-CAT, Daniel Andrade; o gerente de manutenção da Winson Sons, Leandro Aversa; o diretor de transportes da Cargill, Rodrigo Koelle; a diretora industrial do Estaleiro Indústria Naval do Ceará (INACE), Flávia de Barros; e a presidente da MLOG, Patrícia Coelho.

“Existe uma mudança em curso na logística brasileira, resultado das exportações de grãos pelos rios da região Norte e da maior movimentação de contêineres nos portos da região Norte e Nordeste, o que aumenta a demanda por operações de transporte fluvial e de apoio portuário. Além disso, investimentos das empresas Cargill, Hidrovias do Brasil e Amaggi-Bunge movimentam a construção naval e aumentam também a demanda por motores”, afirma o diretor da Ivens Consult, Ivan Leão.

Outro destaque, as “Sessões de Inovações” - que ocorrem durante os três dias de evento, também às 17 horas - vão apresentar o que há de mais moderno em tecnologia naval e offshore. Um dos temas a ser ressaltado é o aumento da produtividade e confiabilidade de motores e equipamentos através da purificação de óleo diesel e de óleo lubrificante, em palestra que será concedida pela Teknofil, empresa especializada em soluções de tratamento e filtragem de fluídos.

De acordo com o gerente da companhia, o engenheiro Sérgio Roberto, o assunto vem de encontro a uma das grandes preocupações dos responsáveis pela manutenção e pela operação de máquinas, a confiabilidade. “Quando ligamos um equipamento, um motor, queremos que funcione perfeitamente bem. Na indústria este é um desafio constante. Para que motores e máquinas funcionem de modo produtivo e seguro não se pode descuidar de vários aspectos, entres eles, o óleo combustível e o óleo lubrificante”.

Roberto, inclusive, dá algumas dicas do que pode ser feito para alcançar esse objetivo. Para ele, alguns cuidados simples, sistemáticos e planejados devem ser considerados no recebimento, armazenamento, distribuição e utilização desses produtos. “O fato de um óleo ser novo não implica, necessariamente, em ser um óleo limpo. Conhecer os contaminantes comuns e as fontes de contaminação são passos relevantes para um bom plano de trabalho, definição e aplicação de cuidados de manuseio. O óleo deve ser mantido limpo e seco e para isso a definição de filtros adequados é essencial”, conclui.

A “Sessão de Inovação do Reino Unido no Setor Marítimo”, promovida pela Foreign & Commonwealth Office UK (Dia 19, às 14); o Seminário “Considerações sobre a entrada no mercado brasileiro e suas oportunidades”, coordenado pela M&O Partners (Dia 20, às 14h); e a Palestra “Turboalimentadores: Segurança e Alta Performance”, ordenada pela ABB (Dia 20, às 17h), completam a grade de programações da Marintec 2016.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome