Sábado, 04 Mai 2024

Em meio ao delicado cenário que o Brasil enfrenta, com denúncias quase que diárias sobre corrupção, o Grupo Panalpina destaca-se com sua política de compliance e ética corporativa, reconhecida globalmente, cujo objetivo é garantir que todas as operações da companhia estejam de acordo com as boas práticas empresariais e as legislações dos países em que atua.

Segundo o responsável pelo Departamento de Compliance e Ética Corporativa da Panalpina na América Latina, Leandro Mello, o Grupo Panalpina possui um rigoroso código de conduta mundial, que existe desde 2008. “O código de conduta da companhia é um conjunto de normas políticas relacionadas a vários temas, mas alguns deles exigem uma atenção especial, por exemplo, a proibição de qualquer pagamento de corrupção, de formação de cartel, de tentativa de fazer negócios com entidades sancionadas pelo governo norte-americano ou pelas Nações Unidas em questões relacionadas a lavagem de dinheiro, a narcotráfico e a apoio ao terrorismo. Temas como esses são os principais focos do departamento de compliance e ética corporativa da empresa”, afirma.

Atualização constante -- Com o intuito de manter os valores e princípios sempre atualizados e para garantir que todos os colaboradores e processos internos do grupo estejam alinhados com o código de conduta e com as políticas de compliance da companhia, auditorias internas e treinamentos periódicos são realizados sistematicamente. “Outro ponto fundamental da política de compliance da Panalpina é a questão que envolve disseminar esse conceito na empresa, aprofundando o conhecimento dos colaboradores a respeito. Anualmente, realizamos treinamentos para todos os funcionários sobre a importância desse tema, orientando-os sobre os cuidados necessários para agir dentro da legalidade dos países. Além disso, assim que um novo funcionário é contratado ele já recebe uma cópia de nosso código de conduta”, ressalta Leandro.

Da mesma forma, a preocupação da operadora logística se estende também a todos os terceirizados envolvidos na cadeia de prestadores de serviços (transportadores, despachantes aduaneiros, entre outros). “Para nós é fundamental que eles tenham os mesmos princípios que a Panalpina, para garantir que não venham a cometer algo ilegal ou que vá contra nosso código de conduta, o que, naturalmente, acabaria nos prejudicando. Sendo assim, os processos de seleção para terceiros possui o mesmo rigor, ou até maior, do que os de pretendentes a funcionários da companhia. Consequentemente, temos a iniciativa de realizar auditorias periódicas com eles também, com o intuito de manter o compromisso dos mesmos com nosso código, garantindo mais tranquilidade para os clientes que nos contrataram”, reforça.

Para ele, posicionamentos como o do Grupo Panalpina evidenciam seu comprometimento com os seus clientes e com os mercados nos quais atua, fazendo com que a empresa seja reconhecida como a que possui uma das mais abrangentes políticas de compliance e ética corporativa no mundo. “Todo esse esforço nos garante o reconhecimento de nossos clientes e do mercado pela seriedade e credibilidade do trabalho”, conclui.

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