A Hamburg Süd, umas das maiores empresas de navegação do mundo, está patrocinando a iniciativa ‘Atletas do Futuro – Fundo Paraesportivo Brasil-Alemanha’, promovido pelo Instituto Sócio Cultural Brasil-Alemanha (ISCBA) em parceria com o Esporte Clube Pinheiros.
Iniciado no primeiro semestre de 2014, o principal objetivo é unir os esforços de empresas e instituições alemãs e brasileiras para desenvolver o paraesporte brasileiro, incentivar a formação esportiva e contribuir para a inclusão social e capacitação profissional de pessoas com deficiência.
Cláudia Ramos é uma das paratletas da iniciativa. Ela conheceu o Remo Adaptado em 2007 e desde então vem colecionando títulos. “Com o ‘Atletas do Futuro’ recebemos o apoio necessário com toda infraestrutura que precisamos, além de ajudar a quebrar barreiras e preconceitos, mostrando que o esporte é para todos. Hoje, sem esse apoio, seria difícil chegar a competições tão importantes”, ressalta Cláudia. Hoje, todos os dezoito paratletas da iniciativa, além da parte esportiva, também recebem assistência hospitalar, assistência em próteses e órteses, cursos de inglês, bem como cursos e apoio para o desenvolvimento profissional.
Para a Hamburg Süd, o investimento na iniciativa “Atletas do Futuro” reflete a importância da responsabilidade social da empresa, que conta com outros projetos nas áreas de cultura, educação e saúde. “Nossa meta é contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente nos lugares onde atuamos. Por isso, a empresa busca apoiar e patrocinar ações e iniciativas em diversas áreas, como essa de apoio à formação de paratletas brasileiros”, ressalta Julian Thomas, diretor-superintendente da Aliança e da Hamburg Süd.