Quinta, 28 Novembro 2024

A Hamburg Süd, uma das maiores empresas de navegação do mundo, oferece uma das mais sofisticadas tecnologias para transporte de frutas, legumes e vegetais para fora do País. Batizada de XtendFRESH, a tecnologia consiste no controle da atmosfera dentro de um contêiner de carga refrigerada (reefer), de forma que a fruta entre no estado de “hibernação” e chegue ao destino exatamente com a mesma qualidade que deixou o Brasil.

Para garantir que o cliente receba exatamente o que contratou - produtos de uma determinada cor, tamanho e com alto padrão de qualidade -, a Brasfruit escolheu a Hamburg Süd como parceira. Atualmente, toda a safra de avocado, fruto que é da família do abacate com menos água e sabor mais concentrado, é exportada em contêineres refrigerados da Hamburg Süd com controle atmosférico. “Somente este tipo de tecnologia proporciona um ambiente ideal para a preservação da qualidade durante o transporte”, afirma Paulo Zulin, gerente de logística internacional da Brasfruit.

Segundo o executivo, o trabalho conjunto com o armador alemão começou em 2005, quando a empresa decidiu utilizar os contêineres de carga refrigerada com controle de atmosfera no transporte de papaias para a Europa. “A Hamburg Süd instalou os equipamentos para teste e acompanhou os embarques. Temos orgulho desse pioneirismo conjunto, que nos rendeu em 2009 o III Prêmio de Comércio Exterior França-Brasil”, ressalta Zulin, que decidiu estender o uso da tecnologia, ainda mais moderna, para a exportação do avocado.

O sistema XtendFRESH tira proveito da respiração das frutas e converte o oxigênio (O2) em gás carbônico (CO2). Os gases ficam na proporção adequada para que a fruta mantenha o mesmo padrão de qualidade durante toda a viagem. “Para que o resultado atenda às expectativas do cliente, não basta controlar a temperatura do contêiner, mas também os níveis de oxigênio, nitrogênio e gás carbônico, garantindo que o avocado não amadureça antes da hora ou chegue muito verde aos países europeus”, explica Oscar Calderon, Gerente de Equipamentos Logísticos da Hamburg Süd.

De acordo com Haresh Mohanani, diretor da Brasfruit, a safra de avocado tem crescido uma média de 45% nos últimos anos. A empresa está otimista com os resultados em 2017, já que o produto tem tido uma grande aceitação no mercado pelos seus nutrientes e benefícios à saúde reconhecidos mundialmente. Embora o transporte aéreo seja mais rápido, o diretor alerta que o custo em relação ao modal marítimo pode ser quatro vezes maior, dependendo da quantidade.

“Além disso, o transporte marítimo de carga gera menos impacto ambiental, com menor emissão de gases”, complementa Mohanani. Segundo o diretor, os embarques aéreos representam menos de 2% do volume anual de exportações. “A prioridade dos embarques marítimos sobre os aéreos também visam fornecer um produto mais ecologicamente sustentável”.

Atualmente, a Brasfruit conta com uma plantação de 30 mil árvores de avocado na região de Avaré, interior de São Paulo. São mais de 25 mil mudas encomendadas, além de parceiros colaboradores que têm no cultivo da fruta sua principal fonte de renda. A Europa é o principal mercado, sendo responsável por toda a produção da Brasfruit que acontece nos meses de março, abril e maio.

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