Quinta, 28 Novembro 2024

As obras de dragagem do Porto do Rio de Janeiro começaram no dia 16 de junho último. A autorização foi concedida pela Capitania dos Portos do Rio, na mesma semana. As máquinas do Consórcio Van Oord/Boskalis, contratado para os serviços pela Secretaria de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, vão ampliar o canal de acesso, a bacia de evolução e o acesso aos berços de acostagem. Os investimentos totais desde a primeira fase, de elaboração dos projetos, são de cerca de R$ 210 milhões e a previsão é de que as obras irão até novembro.

A dragagem possibilitará ao porto receber navios de maior capacidade. As embarcações de carga geral poderão transportar o equivalente a até 8.000 contêineres de 6 metros de comprimento (8.000 TEUs). Atualmente, aportam embarcações com capacidade para transportar até 4.500 TEUs. O porto também poderá receber navios graneleiros de até 75.000 toneladas de porte bruto. O porto poderá receber navios de até 345 metros de comprimento, 48m de boca e 13,5m de calado. Um volume de 3,97 milhões de m³ será dragado. A profundidade no canal será mantida em 15 metros.

A primeira fase da dragagem foi iniciada em dezembro de 2014, com assinatura do contrato de dragagem entre a Secretaria de Portos e o Consórcio Van Oord/Boskalis, que venceu a licitação para a execução desse projeto.

Ao longo de 2015, foram gastos R$ 5,124 milhões no desenvolvimento dos Projetos Básico e Executivo, bem como nas medidas necessárias para o licenciamento ambiental da obra. Em dezembro de 2015 foi emitida Ordem de Serviço para mobilização do equipamento de dragagem e execução das obras. E em abril deste ano foi emitida a Ordem de Serviço para o início dos serviços de dragagem. Toda dragagem em área marítima precisa ser autorizada pela Marinha do Brasil.

Dragagem Rio 2

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