A TCP – empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá criou uma célula de Gestão de Fluxos, com foco nos exportadores que utilizam o Terminal para armazenamento e estufagem das cargas. A operação chamada de “Porta a Porto” permitiu à TCP conquistar novos clientes nas áreas de celulose, madeira, carnes congeladas, produtos alimentícios e commodities.
A nova célula monitora todas as etapas logísticas das cargas, desde a saída dos produtos do fabricante, passando por seu recebimento no Terminal, armazenagem, conteinerização e embarque no navio. “Realizando um trabalho proativo, a TCP se antecipa às necessidades dos clientes, soluciona possíveis problemas existentes no processo e otimiza a movimentação das cargas dentro do Terminal. O objetivo é garantir que as cargas sejam embarcadas de acordo com o programado, isto é, no prazo certo”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor Superintendente Comercial da TCP.
Este trabalho, que atualmente já tem a adesão de mais 30 clientes do Terminal, vem alcançando mais de 99% de confiabilidade. “Definimos com o exportador acordos de nível de serviço para cada uma das etapas que compõem o ciclo da Porta ao Porto. Através desta referência, acompanhamos a eficiência operacional e atuamos nas adversidades, priorizando e mantendo as programações de embarque”, enfatiza o diretor.
Em maio, o setor garantiu que 92% dos acordos de nível de serviço fossem cumprindo dentro do prazo estipulado. Atualmente a célula de Gestão de Fluxo da TCP coordena o embarque de 1100 contêineres mensais e a expectativa é triplicar o número de embarques até o fim do ano.