Quinta, 28 Novembro 2024

Um levantamento realizado pela equipe da Athenas, de tecnologia em logística, listou os principais problemas que os terminais logísticos enfrentam atualmente. Alguns deles são: o sistema não cumpre todas as exigências legais; a burocracia aumenta o custo administrativo; a automação do terminal não é eficiente ou não é integrada e gera custos crescentes; software e hardware têm problemas de integração; há vários sistemas operacionais rodando ao mesmo tempo; os sistemas importados não possuem módulos aduaneiro, billing, entre outros; e o custo de manutenção é muito alto.

“Pudemos perceber que todo o setor enfrenta basicamente os mesmos problemas, independente do tamanho do terminal, cargas e modais. Além disso, trata-se de dificuldades que, apesar de causarem grandes transtornos para as operações portuárias, não são complicadas de se resolver. Estamos otimistas de que soluções simples poderão beneficiar todo o mercado”, afirma Marcos Barcellos, CEO e sócio da Athenas.

A própria plataforma que a Athenas está lançando no mercado, o TOS+ foi desenvolvido com base em situações reais experimentadas por terminais ou multiterminais, de diferentes cargas e modais. Por isso, este software já prevê as questões levantadas na pesquisa, como o atendimento pleno aos requerimentos legais, como ADE 02/2003, Portolog, BDCC (Santos), ISPS, IMO, entre outros. Além disso, por ser uma plataforma colaborativa, o TOS+ pode ser incrementado e atualizado constantemente acompanhando as mudanças na legislação.

Outra questão apontada no levantamento foi a re-homologação do terminal junto à Receita Federal, de acordo com ato declaratório (ADE 02/03). O TOS+ consegue atender a esta necessidade e ainda oferece redução de custos administrativos e operacionais ao promover uma integração completa entre hardware e software, inclusive os de gerenciamento ERP. Outra vantagem é a redução de riscos e prazos na implantação de novos projetos, pois a Athenas tem investido em parcerias técnicas com empresas de competências complementares, como a Toledo do Brasil, de balanças industriais, a FCamara, de tecnologia e serviços, a Modal, de consultoria em logística, e a Seabox Tech, de scanners, OCR e equipamentos de Raio-X.

O TOS+ é uma plataforma flexível e aberta, que pode receber novas atualizações para aperfeiçoar processos e exigências constantemente. Apesar de ser um sistema único que atende a vários terminais, tipos de carga e modais, seu formato modular permite uma implantação sob medida para cada perfil de terminal logístico. Por ter foco em eficiência operacional, o TOS+ ainda reduz custos com manutenção em TI.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!