Segunda, 29 Abril 2024

O Nordeste receberá, no segundo semestre deste ano, um escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que terá o objetivo de apoiar as empresas da região que já exportam e, também, aquelas que querem se preparar para iniciar a atuação no comércio exterior. Os técnicos da agência também estarão preparados para trabalhar, juntamente com a iniciativa privada, com projetos de atração de investimentos estrangeiros diretos.

O escritório em Pernambuco terá foco de atuação para empresas de todo Nordeste e atenderá o objetivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) de disseminar a cultura exportadora por todas as regiões do país, incentivando empresas a iniciarem ou fortalecerem suas atividades em mercados estrangeiros. Para isso, desde agosto do ano passado o MDIC vem lançando nos estados brasileiros o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), cuja meta é diversificar a base exportadora do Brasil, incentivando empresas, instaladas em todos as regiões do Brasil, a exportar e, dessa forma, promover a retomada do crescimento econômico do Brasil. A meta é lançar o PNCE em todo o Brasil até o final de 2016. Pernambuco recebeu a iniciativa em novembro do ano passado.

Pernambuco
Estudo técnico da Apex-Brasil conclui que 90% das exportações da região Nordeste estão concentradas em Pernambuco, Bahia, Ceará e Maranhão. A decisão de escolha por um dos estados para abrigar o escritório da Agência considerou indicadores importantes como o valor e o crescimento das exportações por estado, a intensidade tecnológica e o peso da indústria de transformação nas exportações, a desconcentração setorial das exportações e a contribuição para o crescimento do estoque de empregos formais na indústria de transformação em empresas de menor porte.

Além de estar bem avaliado nos indicadores, Pernambuco apresenta posição geográfica vantajosa em relação à região - em termos de acessibilidade -, bem como estrutura logística adequada para operar o apoio efetivo aos demais estados, a partir de Recife. Vale destacar que o estado conta com o porto de Suape, que se configura em um grande hub logístico e comercial no âmbito nacional.

A sede da Apex-Brasil é em Brasília e a Agência tem ainda um escritório em São Paulo, cujo foco é a atuação regional. No exterior são dez escritórios instalados nos Estados Unidos, Colômbia, Cuba, Angola, Bélgica, Emirados Árabes, China e Rússia que apoiam os exportadores brasileiros.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome