Domingo, 28 Abril 2024

Em antecipação à chegada de cinco dos maiores guindastes do mundo ao porto de Liverpool, na Inglaterra, a operadora Peel Ports introduziu um simulador de treinamento virtual para garantir que todos os operadores estejam prontos para manobrar as estruturas gigantes desde o primeiro dia de instalação.

A Peel Ports trabalhou em estreita colaboração com a ABB, líder mundial em automação, para produzir um simulador de treinamento de alta tecnologia, sob medida para testar interativamente as habilidades e competências dos condutores, apresentando-lhes cenários operacionais realistas. A companhia investiu mais de £500 mil no desenvolvimento do simulador e do software associado.

O simulador de guindaste reproduz os equipamentos e movimentos dos guindastes semiautomáticos Ship-to-Shore (STS) e Cantilever Rail Mounted Gantry (CRMG). Os guindastes são os mais altos já construídos pela fabricante chinesa Zhenhua Port Machinery Company (ZPMC) até o momento.

O pacote de software de design personalizado no simulador incorpora gráficos altamente realistas de paisagem, retratando o horizonte de Liverpool, incluindo o icônico Liver Building e o rio Mersey.

"Nossos operadores de guindaste receberão incomparáveis oportunidades de formação em como manobrar e controlar essas peças gigantes de equipamentos, podendo se familiarizar com os controles antes que sejam realmente instalados", disse Khalid Mahdy, diretor de Treinamento do Liverpool2.

"Eles também serão capazes de praticar a resolução de problemas em um ambiente seguro e controlado, pois as simulações incluem incidentes, falhas em equipamentos e condições meteorológicas extremas. Na Peel Ports, estamos comprometidos com um programa de saúde e segurança abrangente, que garanta que nossos funcionários sejam capazes de desenvolver as suas qualificações para o mais alto nível de especialização."

David Huck, diretor do porto, ressalta a importância de uma força de trabalho altamente qualificada e competente para o sucesso e crescimento contínuo do negócio. "A Peel Ports está empenhada em oferecer as melhores instalações e oportunidades disponíveis na formação dos nossos colaboradores e parceiros da força de trabalho", afirmou.

"Continuamos a fazer investimentos significativos na última fase da construção em 2015, incluindo o sistema operacional do terminal Navis N4 e os AutoGates [portões automáticos]. Nosso investimento em simuladores de condução avançados irá beneficiar ainda mais os nossos clientes. Esses investimentos farão do Liverpool2 um dos terminais mais operacionalmente eficientes e modernos da Europa."

A frota de guindastes STS e CRMG é parte do programa de investimento de £300 milhões pela Peel Ports na expansão e desenvolvimento do porto de Liverpool. Chamado de Liverpool2, o porto irá se tornar o maior terminal portuário de águas profundas e recipiente transatlântico do Reino Unido.

Uma vez concluída, no final de 2015, a obra permitirá a acomodação de quase todos os tipos de navios de contêineres do mundo, oferecendo às transportadoras uma oportunidade única para conectar embarcações de até 13500 TEUs diretamente ao coração do Reino Unido.

Os guindastes serão capazes de lidar com dois navios de 380m simultaneamente, com capacidade máxima de mais de um milhão de TEUs. Com a operação semiautomática por controle remoto, os guindastes irão reduzir o tempo de transferência de contêineres de navio para via rodoviária ou ferroviária. Eles também terão a capacidade de operar a velocidades superiores a 50 km/h e velocidades de vento de até 88 km/h.

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