O Porto do Açu tem a 1º turma de operadores do Serviço de Tráfego de Embarcações – VTS (sigla em inglês de Vessel Traffic Service) do Brasil. Um grupo formado por quatro colaboradores da Prumo concluiu o curso, promovido pela Fundação Homem do Mar (FHM), no último dia 31. Eles foram treinados para atuar nos sistemas de controle de embarcações dos terminais do Porto do Açu.
“Estamos muito orgulhosos por ter colaboradores da Prumo como os primeiros operadores de VTS do Brasil. Este grupo está capacitado para prestar um serviço com o mais alto padrão de segurança exigido no tráfego marítimo, com a chancela da Autoridade Marítima Brasileira”, afirma o gerente de Operações da Prumo, Joffre Villote, que também é Capitão de Longo Curso da Marinha do Brasil.
Durante duas semanas, os operadores tiveram aulas teóricas sobre gerenciamento de tráfego marítimo, operação de equipamentos, atuação em casos de emergência, geografia local do porto, regulações e normas de procedimento da Capitania dos Portos, entre outros. Eles também treinaram a prática em simuladores instalados na própria instituição.
Dentre os novos operadores, está a única mulher a se qualificar como operadora de VTS. “Estou muito feliz com esta oportunidade. Espero ser não só a primeira, mas uma das melhores profissionais na área também”, afirmou a operadora do CCOTM da Prumo, Bianca Enne.
A próxima etapa será On-the-Job-Training (OJT), quando os técnicos irão operar os equipamentos já implantados no Porto do Açu. Nesta fase, eles conhecerão, na prática, as especificidades do Porto do Açu.
O treinamento de uma nova turma será iniciado nas próximas semanas no Centro de Simulação Aquaviária, instituição que possui tecnologia de ponta para capacitar os operadores que irão atuar nos sistemas de controle de tráfego de embarcações nos diversos portos do País. No total, serão 9 operadores de VTS habilitados para atuar no Porto do Açu.
Sobre o VTS
O projeto de implantação do VTS no Porto do Açu foi aprovado recentemente pelo Centro de Sinalização Náutica Almirante Moraes Rêgo (CAMR), órgão da Marinha do Brasil. O VTS é um sistema que monitora ativamente o tráfego aquaviário, melhorando a segurança e eficiência na movimentação de embarcações.
Os fatores chave do VTS são: equipe qualificada, tecnologia instalada e integração das informações. Entre os principais dispositivos estão o AIS (Automatic Identification System), o Radar, os sistemas de comunicação e o medidor de altura das ondas, da maré e vento, além das câmeras de monitoramento.
O Porto do Açu será o primeiro porto brasileiro a contar com o sistema, que fornece uma série de informações como localização, velocidade, porte, calado, tipo de carga e bandeira das embarcações. A previsão é que até o final deste ano a Marinha emita a Licença de Operação do VTS no Porto do Açu.