O sistema de pouso por instrumentos, conhecido como ILS (sigla em inglês paraInstrument Landing System), do Aeroporto de Joinville (SC) completou um ano no dia 26 último com ganho operacional de 70,6%.
A ferramenta orienta aeronaves em operações de pousos em situações meteorológicas adversas, como chuva, vento e neblina. Neste primeiro ano de operação – de junho de 2014 a junho de 2015 -, foram registradas 102 operações de pousos e decolagens com o aeroporto atuando em condições de ILS. Nesse período, o terminal ficou fechado por 62 horas e 13 minutos devido ao mau tempo. Caso o aeroporto não contasse com o ILS, ele teria ficado fechado por 211 horas e 34 minutos.
Para o superintendente do terminal catarinense, Rones Rubens Heidemann, o primeiro ano de operação da ferramenta superou as expectativas e deve ampliar a oferta de voos na cidade. "O ganho operacional já reflete na percepção dos passageiros. O ILS tem possibilitado pousos com mais facilidade e mais segurança em Joinville durante situações meteorológicas adversas", disse. "O números de passageiros também está crescendo e com esse crescimento teremos novos voos, novos destinos", acrescentou.
O sistema
O ILS orienta com precisão as aeronaves que se encontram na fase de pouso em uma pista, utilizando dois sistemas distintos: o localizer (que aponta a orientação lateral do veículo em relação à pista) e o glideslope (que mostra o ângulo do movimento de descida).
O sistema se baseia na transmissão de sinais de rádio, que são recebidos, processados e exibidos pelos instrumentos de bordo do avião. Dessa forma, é necessário também que as aeronaves tenham um sistema de bordo capaz de ler os sinais de rádio emitidos pelo ILS e que os pilotos sejam capacitados para interpretar as informações fornecidas.
A ferramenta conta com três categorias (I, II e III), sendo que o ILS instalado no Aeroporto de Joinville é da Categoria I, permitindo a aproximação de alturas a partir de 200 pés e contato visual com a pista a partir de 1200 metros.