O impacto da falta de competitividade no mercado aduaneiro brasileiro foi debatido nesta quarta-feira (24), durante o Congresso da 17ª TranspoSul, promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs). O coordenador executivo da Aliança por Modernização Logística do Comércio Exterior (PROCOMEX), John Edwin Mein, palestrou sobre o "Caminho para Modernização Aduaneira". Durante a apresentação, Mein explicou como o Brasil organiza a transposição de fronteiras e os embates dos mecanismos aduaneiros.
"O PROCOMEX é uma aliança de entidades representantes de classe, que se unem em busca da modernização do comércio exterior brasileiro. Fazemos reflexões sobre os problemas enfrentados, analisamos com base no método Kaizen e elaboramos um desenho de como solucioná-los. A partir disso, apresentamos ao governo e junto ao setor privado chega-se à conclusão do que é preciso mudar", explica.
Segundo Mein, por meio desta iniciativa são estudados sistemas, procedimentos e normas, elaborando recomendações de como elas devem ser conduzidas. "Desenvolvemos mecanismos para convergir as considerações públicas com as privadas e chegar a um consenso. Temos um foco muito preciso. Já conseguimos ótimos resultados. Agilizamos em 50% a espera para liberação de cargas. Hoje, não há a necessidade de levar toda a documentação. Nosso objetivo é construir confiança para o bem do país. Quando se reduz custo, a competitividade é gerada", declara o palestrante.