Segunda, 29 Abril 2024

O anúncio de que o Governo Federal manterá os parâmetros da política de exigência de conteúdo local na cadeia de petróleo e gás trouxe alívio para o setor de construção naval por estimular a capacidade da indústria com o incentivo à produção de equipamentos. O superintendente da ONIP (Organização Nacional das Industrias do Petróleo), Jorge Bruno, que participa da 12ª edição da Marintec South America - Navalshore, acredita que a tecnologia pode ser uma grande aliada da indústria para superar este período de transição vivido pelo País. 

Para ele, o mercado de construção naval brasileiro pode atrair empresas tecnológicas, interessadas em trazer inovações para o desenvolvimento de embarcações, equipamentos e produtos navais no País. Uma das principais razões para a aquisição de tecnologia é o aumento da produtividade. De acordo com Jorge Bruno, uma embarcação construída no Brasil, por exemplo, pode levar o dobro de tempo de uma embarcação fabricada no exterior. Com a aplicação de conhecimento técnico e científico esse prazo reduzir e elevar a competitividade do setor. 

O incentivo à tecnologia para o setor de navipeças é uma das ações da Onip, e a nacionalização de equipamentos por meio do programa Plataformas Tecnológicas (Platec), que conta com recursos da Finep (Financiadora de Recursos e Projetos), ligada ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem esta finalidade. A partir deste projeto, a organização conseguiu expandir a produção de um navio petroleiro, uma plataforma FPSO e chegou a um nível elevado de equipamentos. Somente o navio petroleiro possui 1836 equipamentos, sendo que deste total 622 são nacionalizáveis. “Esta prática tem sido um grande sucesso porque podemos fabricar produtos aqui que antes não eram fabricados”, comenta o superintendente. 

Catálogo Navipeças - A principal ação da Onip é o Catálogo Navipeças, criado em 2009 em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), com o objetivo de consolidar e ampliar a participação da indústria nacional fornecedora de bens e serviços para este setor. O cadastro possui 799 empresa nacionais, fabricantes e prestadores de serviços diretamente ligados à construção e reparação naval, qualificados para fornecer mais de 1800 itens. 

“O catálogo reúne inúmeras empresas, entre elas estão grandes fabricantes do passado que retornaram para o mercado. Isto é a prova do resultado positivo proporcionado por este trabalho. Além disso, a nova versão possui embarcações interativas, onde é possível fazer um passeio virtual em um navio petroleiro e em um barco de apoio do tipo AHTS”, 

Fórum de Líderes - No dia 11 de agosto o superintendente da Onip, Jorge Bruno, participará do Painel: “A indústria da construção naval e offshore: produtividade, fomento, legislação e sustentabilidade”, no Fórum de Líderes, que será realizado pela Marintec South America - Navalshore, evento do setor de construção e manutenção naval da América do Sul, em parceria com o Sistema FIRJAN e Sinaval, para debater soluções estratégicas que contribuam com a retomada da atividade da cadeia produtiva. O encontro acontecerá paralelamente à Marintec, que ocorre de 11 a 13 de agosto, no Centro de Convenções SulAmerica, no Rio de Janeiro. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome