A Capitania dos Portos dos Paraná (CPPR) realizou na manhã de terça-feira (23/6) o resgate de três pessoas que se encontravam a bordo de um barco de alumínio e estavam desparecidas desde segunda-feira (22), nas proximidades da Ilha do Mel, Litoral do Paraná.
Na ação conjunta entre a Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Força Verde e Praticagem foram resgatados: Abdull Perreira (37), Débora de Santana da Costa (30) e sua filha Ana Luisa Santana Batista (6 anos). Eles estavam a cerca de 15 milhas da costa (perto de 30 quilômetros de distância). Um navio mercante prestou o primeiro socorro enquanto as vítimas aguardavam a chegada da lancha da Capitania.
Fotos: Divulgação
Capitania dos Portos com tripulação resgatada
Ao chegarem na sede da CPPR, Abdull, Debora e a criança foram conduzidos de ambulância ao Hospital Regional para averiguação. Todos apresentavam boas condições de saúde.
Segundo informações repassadas à CPPR, a embarcação seguiria em direção à Pontal do Paraná, mas no percurso não houve mais contato com os tripulantes. Havia muita neblina e, possivelmente, o condutor, sem visibilidade suficiente, perdeu-se no trajeto, indo parar na área de fundeio dos navios.
O pedido de ajuda foi feito a CPPR por amigos dos desaparecidos, quase 10 horas após o ocorrido. A Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), imediatamente após tomar conhecimento do desaparecimento inciou as buscas por terra e mar e também com o apoio de helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas. Com a ajuda de informações de navegadores que passaram pelo local, foi possível localizar o navio e realizar o resgate.
Alerta
A Capitania dos Portos do Paraná alerta aos navegadores que somente saiam ao mar com condições meteorológicas favoráveis. Situações que envolvam mar bravio, ondas, ventos fortes ou neblina prejudicam a segurança da navegação e podem causam riscos à vida.
Segundo alerta emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha, está em vigor o aviso de Mar Grosso/Muito Grosso, com ondas de 3 a 4,5 metros nas áreas oceânica e costeira do Paraná. O aviso é válido até a próxima sexta-feira (26). Até quarta-feira (24), estão previstos ventos que podem alcançar de 56 a 80 km/h, com rajadas.