Com investimentos de R$ 1 bilhão, os grupos Multiterminais (Terminal de Contêineres MultiRio e Terminal de Veículos MultiCar) e Libra (Terminal 1 Rio) executam um plano de expansão que levou o Porto do Rio a abrigar, no Caju, o maior cais contínuo de movimentação de contêineres e veículos especializado da América do Sul. A obra ampliou em 820 metros a extensão de cais que atinge hoje 1.960 metros. Somados, os dois grupos estão entre os maiores em arrecadação de ICMS do Estado (R$ 1,6 bilhão no ano passado) e aparecem entre os cinco primeiros em recolhimento de ISS para a Prefeitura do Rio.
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O plano de expansão do Grupo Multiterminais, além da ampliação do cais, prevê a construção de três novos armazéns com cerca de 20.000 m² de área total e um edifício garagem que vai aumentar de 7 mil para 12 mil vagas (71% a mais) a área de armazenagem de veículos. As obras estão em execução.
Os investimentos no Porto do Futuro, o plano de expansão, estão adequando a área operada por Multiterminais e Libra para receber os meganavios de até 10 mil TEU. Abrangem também obras complementares, como oficinas, gates, prédios administrativos, subestações, além de equipamentos de cais e pátio (portêineres e RTGs) com a mais moderna tecnologia embarcada e adequados às novas gerações de navios.
O aumento da área administrada pela Multiterminais e por Libra foi beneficiada pelas obras incluídas no projeto Porto do Rio Século 21, como a construção da Avenida Portuária, da Avenida Alternativa e do Mergulhão do Caju, acessos estratégicos para o terminal.