Domingo, 28 Abril 2024

Para comemorar os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) programou uma série de eventos, alguns deles em conjunto com entidades locais, que teve como propósito divulgar a Data Magna da Marinha e incentivar a integração da CPPR com a comunidade local. Para encerrar a programação, nesta quarta-feira (17/6), às 16h30, no Aquário Municipal, acontecerá a abertura da exposição “Mémórias”, promovida pela Associação Parnanguara de Artes Visuais (APAV). A exposição conta com quadros pertencentes ao acervo da CPPR e tem a curadoria do artista plástico Diogo Rodrigues, presidente da APAV.

No dia 14 de maio, abrindo a programação especial, marinheiros da CPPR realizaram a doação voluntária de sangue à Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá. Já no dia 9 de junho, foi realizado o painel "150 anos da Batalha Naval do Riachuelo”, promovido em conjunto com o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná, com palestras do Desembargador Paulo Roberto Hapner e do Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva.

No dia 10 de junho, cerimônia realizada na sede da CPPR reuniu militares, servidores civis e convidados para reverenciar a Data Magna. Na oportunidade, militares foram promovidos e agraciados com medalha militar. No dia 13 de junho, em Curitiba, foi realizada exposição na Faculdade Anchieta com apresentação de artigos navais e das atividades da Capitania.

Entre os dias 11 e 14 de junho, a CPPR participou da Semana do Meio Ambiente, com um estande montado na Praça de Eventos 29 de julho, onde o público recebeu informações sobre como ingressar na Marinha, os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo e divulgação dos serviços prestados pela CPPR.

Data magna
No dia 11 de junho de 1865, quando o Brasil foi levado a participar da Guerra da Tríplice Aliança, navios da Marinha, comandados pelo Almirante Barroso, operavam num ambiente inóspito do continente, subindo os rios e enfrentando as baterias instaladas nas margens e nos navios que rebocavam chatas com canhões de grosso calibre.

Assim foi travada a Batalha Naval do Riachuelo, nas águas do rio Paraná, próximo à confluência do pequeno afluente. No decorrer da luta, no navio capitânia de Barroso, a Fragata Amazonas, foram içados numerosos sinais, transmitindo ordens aos demais comandantes brasileiros. Dois deles foram especialmente célebres: “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.

Anualmente, a Marinha do Brasil comemora o grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, ocasião em que são içados nos mastros de todos os navios e organizações de terra os históricos sinais utilizados pelo Chefe Naval durante o confronto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome