O fogo que se prolongou por vários dias nos tanques da Ultracargo, no seu terminal no Porto de Santos (litoral de São Paulo), é sem dúvida o maior incêndio do tipo que já atingiu o país, mas está longe de ser o único. Em pouco mais de um ano, outros quatro grandes incêndios devastaram terminais de estocagem de açúcar e álcool, causando enormes prejuízos e transtornos e deixando vítimas. Por isso, no dia 21 de maio próximo, será realizado o seminário “Novos Rumos da Proteção Contra Explosão e Incêndio em Terminais Portuários e Usinas de Açúcar e Álcool”, das 8h às 18h, no Hotel Mendes Plaza - Torre Plaza, em Santos.
Leia também
Muito além dos heróis, há a irresponsabilidade
Incêndio da Ultracargo: uma tragédia anunciada
“Depois de todos esses problemas, resolvemos reunir um time de especialistas para debater causas, prevenção e combate a explosões e incêndios provocados em usinas e terminais portuários de açúcar e álcool”, explica Edmilson Pecosqui, Diretor Executivo da FIKE Latina, empresa especializada em soluções para prevenção de explosões e incêndios e proteção de pessoas e ativos.
Pecosqui afirma que o seminário já estava planejado antes do incêndio na Ultracargo, mas o acidente reforça ainda mais a necessidade de debater o tema. “Precisamos discutir a fundo a atualização das normas técnicas brasileiras voltadas para a prevenção de explosões e incêndios, bem como as novas tendências de proteção para esse setor”, diz o executivo da FIKE.
O primeiro grande incêndio a atingir o segmento sucroalcooleiro ocorreu em outubro de 2013, quando o Terminal Açucareiro da Copersucar, localizado no Porto de Santos, pegou fogo queimando 180 mil toneladas de açúcar e deixando quatro pessoas feridas. A catástrofe foi seguida posteriormente de incêndios nos terminais de açúcar da Rumo Logística, em Santos, da Cargil, no Guarujá, e da Agrovia, em Santa Adélia. Todos com enormes prejuízos.
As inscrições para o seminário “Novos Rumos da Proteção Contra Explosão e Incêndio em Terminais Portuários e Usinas de Açúcar e Álcool” já estão abertas. Organizado pela Fike, o evento é voltado para engenheiros e responsáveis pelas especificações de projeto, construção, manutenção e segurança industrial e acontece dia 21 de maio no Hotel Mendes Plaza, em Santos.
Para o evento foram convidados os especialistas Dr. Anthony Brown, o Eng. Flávio M. Cavalcante, o Eng. Jair Oliveira, o Coronel do Corpo de Bombeiros Paulo Chaves, o professor Sergio Ceccarelli e o advogado Dr. Tiago Franco da Silva Gomes.