Segunda, 25 Novembro 2024

 

As cinco décadas de existência da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), completadas no dia 25 de fevereiro deste ano, renderam uma importante homenagem à entidade, na Câmara dos Deputados. Na solenidade realizada na manhã do dia 2 de setembro último, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que presidiu a sessão, à abertura destacou a importância da federação nos vários debates nacionais, principalmente os que se referem à infraestrutura física e social do Brasil. Observou, ainda, que o órgão tem uma trajetória histórica de luta em benefício não só da categoria que representa, mas de todo o povo brasileiro.

Teixeira fez questão, ainda, de parabenizar a entidade pelo esforço em discutir e apresentar propostas aos novos desafios brasileiros, como os de âmbito da tecnologia. Nesse sentido, acredita que o Instituto Superior de Inovação e Tecnologia (Isitec), cujo mantenedor é o SEESP, poderá se transformar em um centro de excelência na produção de conhecimento e na formação de quadros para o novo cenário brasileiro. “Um país que descobre uma imensa jazida de pré-sal, que tem um desenvolvimento importante na área da aeronáutica, naval, da engenharia pesada”, avalia.

Representando o PMDB, o deputado cearense Mauro Benevides observou que a FNE jamais reduziu sua participação em projetos de grande alcance, que têm repercussão direta na economia do País. “Tal prestígio não poderia ser ignorado por esta Casa que, por isso, tem o dever de render essa homenagem a uma entidade que comuna com as aspirações mais democráticas da sociedade brasileira", afirmou.

O deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP) também ressaltou o perfil democrático que tem caracterizado a FNE. “É preciso reunir pessoas com capacidade de se indignar com injustiças, com obras incompletas, com a falta de infraestrutura, mas que acreditem na sua capacidade de mudança e tenham a humildade de saber que sozinhos não mudam nada. Essa tem sido a tônica do trabalho de Murilo Celso de Campos Pinheiro à frente da entidade.” E arrematou: “A FNE realiza um trabalho que escuta a todos e tem, como resultado, a criação de um objetivo comum, que tão bem representa a atuação da engenharia nacional na construção da democracia.”

Ao final da solenidade, Pinheiro agradeceu a honra da homenagem, reafirmando todos os compromissos da FNE com o desenvolvimento e crescimento econômico, com justiça social e sustentabilidade. Ele lembrou que esta, ao completar os 50 anos, apresentava ao País a nova edição do projeto “Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento”, que se debruça, neste ano, em apresentar propostas factíveis aos novos desafios da Nação, principalmente os que se referem a estancar a desindustrialização do parque nacional. Teixeira aproveitou para solicitar permissão ao órgão de classe dos engenheiros para disponibilizar o documento “Novos desafios” no site da Casa, o que foi prontamente aceito.
Participaram do evento, entre outras autoridades e representantes dos 18 sindicatos filiados à FNE, os deputados Chico das Verduras (PRP-RR), Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), Chico Lopes (PCdoB-CE) e Edinho Bez (PMDB-SC). A solenidade aconteceu no plenário Nereu Ramos.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome