Oferecer uma visão 360 graus do setor de mineração e construção civil pesada é o objetivo do 6º Fórum SAE Brasil de Off Road, que reunirá clientes, montadoras, fornecedores do setor e estudantes de engenharia, em Sete Lagoas, Minas Gerais, no dia 11 de setembro.
Montado conforme demanda, o fórum irá apresentar e discutir as melhores práticas e tecnologias utilizadas nas operações de equipamentos e caminhões off road, com troca de experiências entre profissionais da área, clientes e estudantes de engenharia. “A edição deste ano será inovadora. Pela manhã a parte expositiva e à tarde test drive com algumas das novas tecnologias off road”, afirma Marcello Motta, chairperson do encontro.
Programação
Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE Brasil, dirigida por Ugo Delfino, o fórum contará com exposições teóricas pela manhã, nas instalações do JN Resort, e demonstrações práticas à tarde, na nova pista de testes da Iveco. A mediação dos painéis técnicos será de Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.
As discussões abrem com a visão dos fornecedores. Entre os palestrantes está Arnaldo Camarão, engenheiro-chefe da Meritor do Brasil Sistemas Automotivos, que falará sobre tendências e desenvolvimentos de eixos e cardans para aplicações fora-de-estrada, visando o aumento de eficiência, a redução de consumo e a segurança do transporte de carga.
Em seguida será a vez das montadoras. “Aplicações de Sistemas de Autoguia” é o título da palestra de Felipe Zampieri, coordenador de Engenharia da CNH Industrial. Outra confirmação é Boris Sanches, gerente de Suporte de Vendas e Aplicações da Volvo, que falará sobre tendências para o mercado de construção pesada.
Posteriormente, clientes – representantes de empresas e instituições dos segmentos de mineração, construção pesada e agroindústria – participarão de debate, que apresentará a visão do desenvolvimento de produtos para o mercado off road, com as peculiaridades das aplicações.
A partir das 14h30, o público poderá conferir os equipamentos em operação. “Neste ano, teremos a possibilidade de mesclar a teoria das novas tecnologias com demonstrações dinâmicas de equipamentos e caminhões off road, permitindo melhor entendimento de cada tecnologia off road oferecida”, comenta Motta.