Porto de Outeiro é requalificado e pronto para receber navios e cruzeiros na COP30
Com investimentos de R$ 260 milhões, cais do porto está apto para atracação de navios e embarque e desembarque de passageiros.
Entrega das obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro (PA) - Foto: Eduardo Oliveira/MPor
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram neste sábado (1º) da cerimônia de entrega das obras de requalificação do Terminal Portuário de Outeiro, no Pará. Com investimentos de R$ 260 milhões, a estrutura está pronta para receber navios e movimentação de passageiros.
Coordenado pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), com patrocínio federal via Itaipu Binacional e execução da Companhia Docas do Pará (CDP), o empreendimento modernizou e reforçou toda a área de cais e a prancha de carga do porto. Finalizadas antes do prazo, as obras geraram cerca de 450 empregos, com prioridade para trabalhadores da região.
Para o presidente Lula, o porto é um símbolo da bioeconomia do Brasil. “Vamos poder mostrar para a parte do mundo que está preocupada com a manutenção do clima de que investir em bioeconomia é uma das coisas mais sagradas. E o Pará pode ser a porta de entrada desse novo modelo de desenvolvimento. Este porto significa isso.”
Costa Filho destacou a importância das obras e seus benefícios: “As melhorias no terminal de Outeiro serão um grande reforço para receber os cruzeiros da COP30. Tudo isso é mais conforto e segurança às delegações que aqui estarão. Isso dialoga com a sustentabilidade e a transição energética. Assim, o Brasil se transforma em um grande player internacional.”
Benefício atual e futuro
O terminal está apto a receber dois navios como hotéis flutuantes durante a COP30, adicionando 6 mil leitos à rede hoteleira de Belém e desafogando a demanda por hospedagem. No futuro, a estrutura será incorporada às rotas regulares de turismo marítimo, beneficiando os setores de hotelaria, gastronomia, transporte e comércio.
O novo terminal integra a estratégia do Governo Federal para fortalecer a matriz de exportação do estado e atrair novas rotas marítimas, consolidando o porto como alternativa competitiva no Arco Norte.
Iniciado em 17 de abril deste ano, o projeto foi concluído em apenas seis meses — tempo recorde para uma obra portuária. Foram construídos 11 dolphins, instaladas 10 pontes metálicas e ampliado o píer de 261 para 716 metros, com capacidade de deslocamento de 80 mil toneladas, o dobro da anterior.
Aeroporto de Belém
Mais cedo, Costa Filho e o presidente Lula visitaram e fizeram a entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans), que recebeu R$ 450 milhões em investimentos da concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA). A ampliação elevou a capacidade do terminal de 7,7 milhões para 13 milhões de passageiros por ano.
Entre as melhorias estão a requalificação das pistas, novo pátio de aeronaves, ampliação do saguão e triplicação das áreas de embarque doméstico e internacional. O terminal passou a contar com portões eletrônicos com biometria, sala multissensorial para público neurodivergente e operação com 100% de energia renovável.
Na cerimônia, Costa Filho celebrou: “As obras do Aeroporto de Belém estão oficialmente entregues à população do Pará e do Brasil. Ganha a COP30, ganha o estado do Pará e ganha o Brasil.”
As obras foram concluídas com quase um ano de antecedência e geraram mais de 1.500 empregos diretos e indiretos.








