Bravo inaugura ponto de abastecimento de biometano em Paulínia (SP) e avança na descarbonização logística

A Bravo Serviços Logísticos, referência no atendimento logístico de armazenamento e distribuição de insumos para o mercado agrícola, inaugura seu ponto de abastecimento de biometano em Paulínia (SP).
A iniciativa representa um investimento de R$ 29 milhões (4 milhões referentes ao ponto e 25 milhões em veículos) e marca um grande passo na estratégia de descarbonização da companhia, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.
Localizado na principal base operacional da Bravo, o ponto servirá para abastecer uma frota de 23 carretas Scania (13 modelos G410 e 10 modelos G460), dedicadas a operações de transferência e distribuição de produtos. A escolha pela região se deve à força da cidade, estrategicamente situada a 200 km do Porto de Santos e com um dos principais parques industriais do país.
"A Bravo optou por ter seu próprio ponto de biometano como parte de uma estratégia abrangente para reduzir suas emissões de CO2 e se posicionar como uma empresa protagonista em sustentabilidade no setor", explica Marcos Azevedo, head de Sustentabilidade da Bravo.
Inicialmente, a Bravo operou com caminhões movidos a gás natural veicular (GNV) para entender a tecnologia. Após essa fase de testes, a empresa decidiu expandir sua frota a gás e adotar o biometano como solução mais sustentável.
Segundo Azevedo, o mercado de biometano está aquecido, com empresas explorando essa opção como excelente alternativa para frotas pesadas. “A Bravo enxerga o projeto como uma oportunidade em um contexto de preocupação com mudanças climáticas e aumento da demanda por soluções de baixo carbono”, complementa. A iniciativa poderá reduzir até 800 toneladas de emissões de carbono por ano.
O ponto de abastecimento receberá o combustível de uma usina sucroenergética de São Paulo, transportado em carretas-feixe que atuam como reservatórios móveis. A Bravo também conta com suporte da Necta para implantação dos corredores de abastecimento, conectando usinas de biometano à rede de distribuição de gás. Com a regularização dos CGOBs (Certificados Garantia de Origem do Biometano), as rotas poderão se tornar corredores totalmente verdes.
Rotas
Transferência
As rotas de transferência iniciais da Bravo com caminhões a biometano abrangem São Paulo, Minas Gerais e Paraná, com planos de expansão conforme o avanço da infraestrutura:
- Paulínia/SP – Interior SP: rotas entre centros logísticos e indústrias.
- Paulínia/SP – Uberaba/MG: abastecimento complementar com GNV em Ribeirão Preto/SP.
- Paulínia/SP – Ibiporã/PR: complemento com GNV em Ourinhos/SP e biometano em Londrina/PR.
Distribuição
As rotas de distribuição de produtos acabados partem de Paulínia para o mercado do interior paulista.
Jornada de descarbonização
A estratégia da Bravo baseia-se em três pilares:
- Malha logística: centros de distribuição estrategicamente localizados.
- Multimodalidade: priorização do transporte ferroviário em longas distâncias.
- Transição energética: adoção de energias limpas, como biocombustíveis, gás e elétricos.
Sobre a Bravo Serviços Logísticos
Fundada em 1997, a Bravo Serviços Logísticos se especializou no atendimento ao mercado agrícola, tornando-se referência em armazenamento e distribuição de insumos. Com sede em Uberaba (MG), possui filiais em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão e Rondônia.








