Montante equivale ao plantio de mais de 1,3 bilhão de árvores e reforça o compromisso da empresa de diminuir a temperatura da Terra em 1°C
Crédito: Divulgação/BYD Brasil
A BYD anunciou que, até janeiro de 2025, a empresa já conseguiu reduzir a emissão de 80,3 milhões de toneladas de poluentes na atmosfera compensando o equivalente ao plantio de mais de 1,3 bilhão de árvores. O cálculo é feito com base no quanto os produtos da empresa já deixaram de poluir desde a sua entrada no mercado, há 30 anos ao redor do mundo e mais de uma década no Brasil. A novidade representa um crescimento de 3,8% desde o último anúncio da BYD, em dezembro de 2024.
A iniciativa reforça o compromisso da empresa de estabelecer uma mobilidade sustentável, com produtos tecnológicos e ecológicos, para ajudar a reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, e, com isso, ajudar a resfriar a temperatura da Terra em 1°C. Além disso, a abordagem sustentável da BYD é incorporada em todas as fases da cadeia de produção, assim como na contratação de seus fornecedores. A empresa define metas e diretrizes com o intuito de reduzir ao máximo os impactos ambientais ao longo do processo produtivo. Isso inclui a implementação de iniciativas voltadas para a preservação dos recursos hídricos, a promoção de fontes de energia limpa e acessível, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e sustentáveis, a redução do consumo e desperdício de recursos, o combate às mudanças climáticas e o fortalecimento de parcerias estratégicas.
A BYD enxerga um futuro promissor para a mobilidade urbana com a eletrificação em massa de veículos, impulsionada por sua liderança no mercado e pelas vendas recordes. No Brasil, a BYD participa ativamente do Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), uma iniciativa estratégica que demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental corporativa. O programa visa capturar, integrar, consolidar e aplicar conhecimentos com o propósito de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, especialmente o dióxido de carbono (CO₂), além de diminuir a poluição atmosférica. Além disso, o PLVB busca aprimorar a eficiência da logística e do transporte de carga no Brasil, por meio do desenvolvimento progressivo de um programa nacional de sustentabilidade em logística.
Na vanguarda da mobilidade sustentável ao redor do mundo, a BYD é a primeira e única empresa do mundo a entregar uma solução completa de veículos a nova energia para diferentes segmentos de mercado de transportes. Isso inclui a estratégia da companhia de oferecer a integração de diversas soluções de mobilidade sustentável, incluindo carros elétricos, ônibus, caminhões, sistemas de transporte ferroviário, além de módulos fotovoltaicos para energia solar. Essa abordagem permite que a BYD ofereça um ecossistema completo que tem como foco reduzir a dependência de combustíveis fósseis, além de demonstrar o compromisso da empresa de oferecer tecnologias sustentáveis que contribuam para um futuro mais limpo e eficiente nas cidades.
"Estamos comprometidos com uma mobilidade cada vez mais sustentável, com produtos tecnológicos para ajudar reduzir as emissões globais de gases poluentes", afirma Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil. "Para a BYD, a sustentabilidade é o alicerce sobre o qual construímos o nosso compromisso com o mundo, e, por isso, a nossa vanguarda e a tecnologia dos nossos produtos fortalecem o nosso papel na transição para um futuro mais sustentável, tanto no Brasil quanto no cenário global", finaliza o executivo.
____________________________________________________________________________________
Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.