artigo escrito por Antonio Felipe Silva, Business Development Manager na EIVA

Nos últimos meses, a equipe de P&D da EIVA trabalhou em uma nova solução de sistema, o NaviSuite Perio. Ele fornece às autoridades portuárias e de outras hidrovias a possibilidade de substituir bóias de marcação por bóias virtuais, que são gerenciadas por meio de uma interface de usuário de software e nunca realmente implantadas fisicamente no local, mas ainda são exibidas aos usuários de AIS como bóias reais em um determinado local na água.

ais artigo boias

Histórico - Bóias são frequentemente usadas para garantir a navegação segura, marcando canais, bancos de areia, destroços, naufrágios etc, bem como durante expansões portuárias e outros projetos de construção. A implantação de uma bóia, no entanto, tem vários inconvenientes. Esses incluem:

  • O custo de implantação e serviço, inclusive quando a bóia precisa ser movida, por exemplo, devido as mudanças no nível do leito marinho;
  • Algumas bóias que são relevantes para um tipo de tráfego aquaviário específico (por exemplo, marcadores de canal para embarcações maiores) podem estar no caminho para o tráfego restante - e podem ser implantadas apenas temporariamente com o trabalho extra que isso acarreta.

Consequentemente, a equipe da EIVA especializada em bóias recentemente decidiu oferecer uma solução que economizasse quantias significativas para portos e outras autoridades aquaviárias a cada ano, abordando os pontos acima. A solução também garante um posicionamento mais preciso do marcador em oposição a ter que aceitar a posição das boias sendo afetadas pelo vento e pelas correntes. O resultado dessa missão, o NaviSuite Perio, é uma solução de sistema que permite uma maneira alternativa, muito mais fácil e conômica de "implantar" um grande número de bóias virtuais nos locais desejados - permanentemente ou por períodos de tempo específicos.

Mesmo considerando o preço de compra da solução, ela oferece uma economia significativa (estimada em 75%) somente no primeiro ano, pois elimina a necessidade e, portanto, o custo de implantação de boias físicas.

A solução: NaviSuite Perio - Estamos todos acostumados a usar o AIS (Automatic Identification System) para receber e exibir informações em nossos mapas de navegação. E não há nada de novo no fato de que navios maiores são obrigados a transmitir suas posições usando AIS. No entanto, o AIS também inclui o AtoN (Aid to Navigation) para objetos que não são embarcações, como bóias de marcação.

O AtoN permite que as bóias de marcação usem um transmissor AIS embutido para fornecer a posição do marcador e, assim, fazê-lo aparecer em sistemas de navegação habilitados para AIS próximos. Além disso, as bóias de onda, como a EIVA ToughBoy, são tipicamente equipadas com esses transmissores AIS para reduzir o risco de colisão com as embarcações. Consequentemente, a EIVA tem experiência em trabalhar com essa tecnologia.

Com o NaviSuite Perio, aplicamos a tecnologia AtoN de uma maneira um pouco alternativa. O transmissor AIS é colocado em terra e transmite vários marcadores virtuais AtoN. Em outras palavras, envia sinais contendo ID, posição, tipo, etc., como se estivesse localizado na posição dos marcadores que simula. Os usuários do AIS não podem ver a diferença, pois os sinais parecem bóias de marcação em locais diferentes no mapa de navegação. As localizações das bóias virtuais são definidas no software NaviSuite Perio através de uma exibição de mapa. O mapa também permite que o usuário escolha se os sinais de posição são ativados ou não, ou seja, se as boias virtuais são "implantadas".

print aerea tela

A exibição do mapa é baseada no EIVA NaviSuite Helmsman Display. Isso permite exibir gráficos de navegação e fundos de fotos aéreas existentes. Mais importante ainda, os dados de profundidade 3D (batimetria) registrados pela autoridade portuária relevante durante seu último levantamento estão disponíveis. Como resultado, as posições das bóias são definidas com a maior precisão possível, ao invés de depender de gráficos de navegação oficiais mais antigos. Isso também significa que as bóias podem ser facilmente movidas à medida que novos levantamentos são feitos.

Solução Plug and Play que suporta todos os tipos de marcação AtoN - O NaviSuite Perio foi projetado de acordo com a recomendação A-126 da IALA e suporta todos os tipos de marcações AtoN, permitindo que o usuário decida quais marcações usar, como marcações de canal vermelho / verde, marcas de bússola, etc.

O NaviSuite Perio é padrão para suportar 25 bóias virtuais, mas 50, 75 e ainda mais bóias podem ser fornecidas.

Para mais informações acesse www.eiva.com

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