Quarta, 08 Mai 2024

Globo Rural embarca neste mês em mais uma edição do Caminhos da Safra, projeto da Revista Globo Rural, que completa quatro anos, percorrendo as rotas de escoamento da produção agrícola no Brasil. A bordo de um Scania R-620 Stream Line, as equipes viajarão por quatro meses, somando 7.000 quilômetros. As reportagens serão publicadas na revista entre maio e agosto, e o dia a dia das equipes poderá ser acompanhado pelo site e pela fanpage da Globo Rural no Facebook. Neste ano, o projeto terá dois roteiros inéditos.

O primeiro, que dá a largada à edição, começa em Cuiabá (MT) e termina em Porto Velho (RO). O objetivo é conferir as condições do transporte de cargas da região oeste mato-grossense, que abastece um porto privado em Rondônia. O percurso pelo asfalto ultrapassa 1.000 quilômetros. Depois, os grãos deixam os caminhões para ser embarcados em balsas. O comboio de barcaças, então, desce o Rio Madeira até Itacoatiara, no Amazonas, onde finalmente há o carregamento para navios de grande porte.

Outro roteiro inédito vai percorrer a rota dos grãos plantados numa região colonizada pelos gaúchos, no nordeste brasileiro, até o porto de São Luís (MA), que começa a dar ritmo às exportações no recém-inaugurado Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) neste semestre. No Centro-Oeste, Caminhos da Safra vai refazer a rota de escoamento entre Mato Grosso e o Pará, com uma parada em Itaituba, para conferir o andamento das obras de construção das novas estações de transbordo das cargas que viajam pelo Rio Tapajós até Santarém (PA), onde também há a ampliação do porto da americana Cargill, que opera no local.

Além disso, a equipe vai checar se houve evolução na pavimentação da BR-163, principal eixo por onde corre a produção do maior Estado agrícola do país, entre o norte de Mato Grosso e Santarém. O Sul também está no mapa do projeto. Partindo de Dourados, um dos principais polos de produção de grãos de Mato Grosso do Sul, a equipe segue em direção aos portos de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). Em pauta, as variáveis logísticas que determinam o envio de cargas para os três terminais e o que cada um deles tem de diferencial a oferecer aos exportadores.

Fórum

Após a conclusão das etapas de campo, haverá o Fórum Logística e Infraestrutura.

O evento vai reunir especialistas na área de logística, entidades representativas do setor produtivo, além de empresários, para debater as tendências do agronegócio brasileiro, apresentar as evoluções das obras de infraestrutura, assim como a capacidade de movimentação dos portos. Os projetos alternativos ao escoamento da produção do campo também terão espaço no evento.

Rotas de 2015

1. MAIO

CUIABÁ (MT)-PORTO VELHO (RO)Pela primeira vez, a equipe vai percorrer a rota da soja do oeste de Mato Grosso, exportada pela Amazônia. Em Porto Velho, uma nova estrutura de embarque está sendo inaugurada este ano e promete ampliar as exportações de grãos pelos terminais de Itacoatiara (AM), Santarém e Belém (PA).

2. JUNHO

NOVA MUTUM (MT)-SANTARÉM (PA)A partir do médio-norte, principal região produtora de Mato Grosso, vamos conferir o andamento das obras das novas estações de transbordo de cargas em Itaituba (rodovia para hidrovia) e a ampliação no porto de Santarém, no Pará.

3. JULHO

URUÇUÍ (PI)-SÃO LUÍS (MA)Novo roteiro acompanha a soja colhida na região colonizada por gaúchos, no Piauí, que é exportada via porto de São Luís, no Maranhão. Terminal está inaugurando nova estrutura para embarques de grãos.

4. AGOSTO

DOURADOS (MS)-PARANAGUÁ (PR)-SÃO FRANCISCO DO SUL (SC) E RIO GRANDE (RS) Em quatro paradas, a equipe vai checar o escoamento dos grãos do Centro-Oeste em cada porto do Sul e mostrar os novos investimentos que estão sendo feitos na região.

Globo Rural embarca neste mês em mais uma edição do Caminhos da Safra, projeto da Revista Globo Rural que completa quatro anos, percorrendo as rotas de escoamento da produção agrícola no Brasil. A bordo de um Scania R-620 Stream Line, as equipes viajarão por quatro meses, somando 7.000 quilômetros. As reportagens serão publicadas na revista entre maio e agosto, e o dia a dia das equipes poderá ser acompanhado pelo site e pela fanpage da Globo Rural no Facebook.

Neste ano, o projeto terá dois roteiros inéditos. O primeiro, que dá a largada à edição, começa em Cuiabá (MT) e termina em Porto Velho (RO). O objetivo é conferir as condições do transporte de cargas da região oeste mato-grossense, que abastece um porto privado em Rondônia. O percurso pelo asfalto ultrapassa 1.000 quilômetros. Depois, os grãos deixam os caminhões para ser embarcados em balsas. O comboio de barcaças, então, desce o Rio Madeira até Itacoatiara, no Amazonas, onde finalmente há o carregamento para navios de grande porte.

Outro roteiro inédito vai percorrer a rota dos grãos plantados numa região colonizada pelos gaúchos, no nordeste brasileiro, até o porto de São Luís (MA), que começa a dar ritmo às exportações no recém-inaugurado Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) neste semestre.

No Centro-Oeste, Caminhos da Safra vai refazer a rota de escoamento entre Mato Grosso e o Pará, com uma parada em Itaituba, para conferir o andamento das obras de construção das novas estações de transbordo das cargas que viajam pelo Rio Tapajós até Santarém (PA), onde também há a ampliação do porto da americana Cargill, que opera no local. Além disso, a equipe vai checar se houve evolução na pavimentação da BR-163, principal eixo por onde corre a produção do maior Estado agrícola do país, entre o norte de Mato Grosso e Santarém.

O Sul também está no mapa do projeto. Partindo de Dourados, um dos principais polos de produção de grãos de Mato Grosso do Sul, a equipe segue em direção aos portos de Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS). Em pauta, as variáveis logísticas que determinam o envio de cargas para os três terminais e o que cada um deles tem de diferencial a oferecer aos exportadores.

Fonte: Site Revista Canavieiros

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome