Opinião

Maurício Araquam de Sousa é assessor da Diretoria de Planejamento do Porto de Santos (CODESP) e doutorando em Planejamento de Transportes pela Universidade de Brasília

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José Luiz Tejon Megido, conselheiro fiscal do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS)

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José Celso Mazarin é engenheiro diretor de Operações da Smarttech, empresa 100% brasileira fornecedora de serviços de Engenharia

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Continuando o estudo sobre os problemas atuais enfrentados pela indústria de óleo e gás, indicamos em artigo anterior que para que soluções se tornem possíveis, devemos estudar bem os locais para construção de equipamentos para a mesma, inclusive plataformas e navios.

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Durante os últimos anos o movimento sindical brasileiro, aproveitando-se de uma conjuntura favorável, com ganho real do salário mínimo, ganhos significativos nas negociações coletivas e campanhas salariais, crescimento do emprego com formalização dos vínculos, diminuição das jornadas efetivamente trabalhadas, aproximação entre os salários de admissão e os salários de demissão (embora com a rotatividade em alta), taxas de sindicalização estáveis e com a unidade de ação programática das centrais (pauta do Pacaembu), viu crescer seu protagonismo social, apesar da relativa incompreensão de seu papel por grande parte da mídia e de muitos governantes e com o desprezo mal disfarçado de setores empresariais e de alguns analistas de mercado.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.