Segunda, 25 Novembro 2024

Fernando Colletti, especialista em Logística da Seal Sistemas

É fato que soluções operadas por voz estão cada vez mais comuns, tanto no uso pessoal quanto profissional. No uso cotidiano, finalmente o consumidor percebeu a vantagem de realizar atividades do seu dia a dia sem precisar ocupar mãos e olhos, uma das principais vantagens de qualquer tecnologia voice. O sucesso é tão grande que o Gartner estima que em 2020, 30% das sessões de navegação na web serão executadas por algum assistente via voz (Siri ou Alexa, por exemplo). Se para o Gartner nós iremos falar mais com bots do que com nossos familiares em 2020, como anda o uso corporativo dessas soluções?

Começando sua trajetória um pouco mais cedo no meio corporativo, as soluções de voz voltadas para a indústria e comércio estão disponíveis desde meados da década de 90, chegando no Brasil em 2003. Presente principalmente em verticais como a de logística de varejo, as soluções de voz apresentaram aos gestores uma possibilidade de aumento de produtividade por meio de uma operação mais efetiva, com maior controle e assertividade, tudo isso sem gerar grandes impactos de implantação. As aplicações de mercado que usam voz normalmente trabalham com um software que “conversa” com o colaborador, passando tarefas e recebendo respostas sobre o que já foi completado, gerando um canal de comunicação com os trabalhadores, e mais, tudo isso podendo ser acompanhado de perto por seu gestor.

Se as soluções de voz contam com uma caminhada de 13 anos e tiveram poucas alterações em sua forma de uso, como elas conseguem fazer parte de práticas tecnológicas atuais? A constante evolução nesse tipo de ferramenta é o que garante o sucesso dessas aplicações, promovendo ganhos em toda a cadeia logística e sistema de distribuição e reabastecimento varejista. Se no começo do século XXI a voz por trás dessas ferramentas era robotizada e de difícil entendimento, as recentes inovações fizeram o computador ficar mais “fluente”, melhorando o entendimento e a receptividade de colaboradores que não estavam habituados com a tecnologia em sua rotina diária. Além da voz mais humanizada, os softwares que estão por trás dessas soluções “entendem” as respostas dos colaboradores de forma rápida e precisa, conquistando até os usuários mais “analógicos”: hoje o que vemos em grandes centros de distribuição e varejistas são colaboradores experientes, com um perfil não tão receptivo a novas tecnologias, aceitarem o Voice Picking por exemplo, vendo todas as vantagens que a ferramenta agrega no seu dia de trabalho.

Reduzir custos e aumentar a produtividade do colaborador são resultados que andam lado a lado com as soluções de voz: isso só é possível devido a facilidade de uso da ferramenta, que usa a voz (principio humano básico) nos comandos, eliminando frameworks complexos e listas de papeis mal organizadas, dando uma maior ergonomia de trabalho para os colaboradores.

Além desse avanço técnico, o custo da solução caiu cerca de 50% desde a sua chegada, possibilitando que players médios e pequenos possam usufruir dessa ferramenta, não limitando o universo de uso apenas aos grandes grupos. O que se observa hoje é que independentemente do tamanho da empresa, o retorno sob o investimento dessas soluções é enorme. Se antes o fator custo e resistência do funcionário eram vistos como obstáculos para esse tipo de solução, hoje o mercado já reconhece as aplicações de voz como uma das melhores práticas disponíveis, colhendo resultados que impressionam: redução de custos nas operações de coleta e reabastecimento, visibilidade da operação e maior controle por parte dos gestores são os principais benefícios apontados pelos usuários.

Outro ponto importante para o crescimento desse tipo de solução no Brasil é a facilidade de instalação desses sistemas: hoje a grande maioria das soluções de Voz se adaptam a sistemas legados e softwares de retaguarda dos mais diversos fabricantes, facilitando a instalação. Além dessa facilidade, o treinamento dos colaboradores dura cerca de duas horas, tempo muito pequeno se compararmos com o treinamento para uso de coletores de dados por exemplo, que demandam treinamentos de até 44 horas.

Com uma história de 13 anos no Brasil, podemos dizer que hoje as soluções de Voz constroem um processo logístico e de distribuição mais simples e desburocratizado, tornando essas operações límpidas e eficazes.

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