Rastreamento em tempo real, manutenção preditiva, redução de riscos e prejuízos são apenas alguns dos benefícios que a Internet das coisas ou IoT aliado ao setor de tecnologia pode trazer para a logística de transportes em 2025.
Crédito: Freepik
Indiscutivelmente a A IoT fez com que a logística do transporte nacional evoluísse de forma acelerada permitindo com que as empresas monitorassem seus ativos em tempo real, o que consequentemente melhora muito a eficiência no setor de entregas além de promover a redução de custos.
Além disso, a inserção da internet das coisas logística permite com que exista uma identificação de padrões e tendências que podem ser usados para otimizar o tempo das operações.
Mas afinal, o que é internet das coisas IoT?
Podemos dizer que a Internet das Coisas (IoT) são dispositivos físicos que se conectam à internet através da troca de dados. Esses dispositivos funcionam através de sensores e softwares que permitem que eles recebam e transmitam informações.
Um fato interessante é que a IoT pode ser automatizada com foco em ações e informações com o objetivo de auxiliar os usuários os dispositivos IoT podem ser encontrados em casa, no carro, nas lojas, na saúde, no agronegócio e em fábricas.
Se você se interessa pela temática de tecnologia e transporte, continue a leitura e confira os detalhes!
8 Benefícios de Utilizar Internet das coisas no transporte
1. Monitoramento em tempo real
2. Muito mais eficiência operacional
3. Excelente custo benefício
4. Aperfeiçoamento da segurança
5. Manutenção Preditiva
6. Gestão de Temperatura e condições ambientais
7. Melhoria na experiência do cliente
8. Diminuição de riscos e prejuízos
1. Monitoramento em Tempo Real
O monitoramento em tempo real é feito através de sensores IoT, que permitem o rastreamento em tempo real de veículos e cargas. Esse modelo de recurso proporciona maior visibilidade e controle sobre as operações logísticas.
2. Muito mais Eficiência Operacional
A eficiência operacional acontece a partir da utilização de dados coletados pelos próprios dispositivos IoT. Eles contribuem para inúmeros fatores, como por exemplo: otimização de rotas, redução no consumo de combustível e diminuição de atrasos, aumentando a eficiência geral.
3. Excelente Custo benefício
A redução de custos que envolve as operações e manutenção segue também como uma das principais vantagens. Ela é feita a partir do monitoramento de desempenho de veículos, otimização de rotas e manutenção preditiva
4. Aperfeiçoamento da Segurança
Nesse tópico a evolução tecnológica se faz presente. O aperfeiçoamento é ocasionado através de sensores instalados nos veículos esses mesmos sensores podem monitorar condições como frenagem brusca, velocidade excessiva e desvios de rota, melhorando a segurança dos motoristas e das cargas.
5. Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva acontece através dos dispositivos IoT. Eles têm a função de analisar o desempenho de veículos e identificar os principais pontos potenciais que são falhas antes que causem problemas graves, reduzindo o tempo de inatividade.
6. Gestão de Temperatura e Condições Ambientais
Esse é um outro benefício muito positivo. Esse recurso é comumente utilizado em cargas sensíveis, como alimentos e medicamentos. O monitoramento também é feito através de sensores IoT que são programados para temperatura, umidade e outras condições em tempo real, garantindo a integridade do produto.
7. Melhoria na Experiência do Cliente
Neste caso em específico a A IoT serve para melhorar as e estreitar o relacionamento com o cliente. A partir dela é possível fornecer informações precisas e atualizações em tempo real aos clientes sobre a localização e o status de suas mercadorias.
8. Diminuição de Riscos e Prejuízos
A diminuição de riscos e prejuízos é feita através de alertas imediatos em caso de roubo, acidentes ou mudanças nas condições da carga, é possível tomar ações rápidas para minimizar perdas.
Crédito: Freepik
Confira 7 Modelos de dispositivos IoT
Segue abaixo os modelos de IoT mais utilizados pelas transportadoras. É importante lembrar que esses recursos são responsáveis por melhorar em mais de 100% o nosso setor de logística.
1. Termostatos inteligentes
2. Smartwatches
3. Roupas com RFID
4. Câmeras automotivas
5. Sistemas de informações e entretenimento
6. Sensores de umidade, nutrientes e temperatura no solo
7. Drones com sensores para monitorar operações de plantio e colheita
Tendências da IoT para o setor de Transporte e Logística no Brasil
Como todos nós sabemos a evolução tecnológica caminha a passos largos e com isso podemos afirmar que uma das principais tendências que serão apostas no Brasil é o uso de drones e robôs autônomos para entrega de produtos
No Brasil, a autorização para entrega com drones foi consentida pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em 2022,
E a IoT pode ajudar a tornar essa tecnologia viável, pois elas funcionam com o intuito de auxiliar as empresas a monitorar e controlar esses equipamentos em tempo real, proporcionando entregas mais rápidas e eficientes.
Nesse caso, um dos principais benefícios da utilização de drones equipados com sensores IoT é o monitoramento do tráfego portuário, e o aprimoramento da segurança junto com a inspeção de áreas de difícil acesso.
Outro setor que pode se beneficiar da IoT na logística são os dispositivos conectados a modelos avançados de inteligência artificial AI, que podem ser usados para coletar dados de consumo em tempo real, esse passo, faz com que as empresas antecipem a demanda e otimizem a produção e o estoque conforme as necessidades do mercado.
Um outro recurso super positivo é que a utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, consegue permitir que as equipes portuárias tenham acesso aos dados em tempo real, melhorando a eficiência e a comunicação entre os diferentes setores envolvidos na logística naval.
Até aqui podemos afirmar que a tecnologia tem cooperado de forma positiva para o setor que envolve a logística de transporte. A internet das coisas ou IoT surgiu com a finalidade de auxiliar e otimizar o trabalho dos profissionais que estão diretamente envolvidos com o setor.
Obviamente isso é percebido, principalmente por gerar uma maior integração que automaticamente é propício para um ambiente de colaboração entre diferentes sistemas de logística, como embarcações, portos e transportadoras terrestres, permitindo uma otimização ainda maior da cadeia de modo geral oferecendo novas oportunidades de eficiência e inovação.