Quarta, 15 Janeiro 2025

Com o auxílio de algumas tecnologias movidas por inteligências artificiais (AI), podemos afirmar que a evolução, se faz presente dentro do setor de transporte multimodal.

No contexto dessa nova esfera da tecnológica podemos encontrar: IoT que envolve monitoramento em tempo real. GIS que é responsável pelo sistema de informações geográficas e o BIM que é tecnologia responsável pela digitalização de ativos.

Além desses novos recursos tecnológicos, já é possível notar também investimento em tecnologias limpas que englobam veículos elétricos e combustíveis alternativos.

Essas são apenas algumas das opções que envolvem o uso de AÍ com a finalidade de proporcionar melhorias no que diz respeito ao transporte e mobilidade.

Inteligencia Artificial IAImagem: Freepik

Os modelos de inteligência artificial que irão nos ajudar nessa era, contam com auxílio de novas ferramentas que prometem impulsionar a locomobilidade sem impactar de forma agressiva no meio ambiente. O fato é que hoje, o crescimento acelerado da verticalização urbana, tem feito muitas empresas que lidam com o setor de transportes enfrentarem uma série de desafios que implicam em um dos agentes que podemos considerar primordial para o desenvolvimento de uma cidade que é o deslocamento. Hoje, grande parte das metrópoles enfrentam uma espécie de caos que envolve um alto fluxo de carros nas estradas que consequentemente originam-se congestionamentos, impactando na rotina de pessoas e empresas que atuam dentro e fora do setor de transportes de carga. Por isso, usar modelos de tecnologia que existem com a finalidade de nos auxiliar e tem como principal intuito de minimizar os grandes transtornos que podem ser vivenciados atualmente nas grandes cidades é uma forma inteligente de solucionar problemas que obviamente irão envolver infraestrutura e proporcionar maior qualidade de vida para os seres humanos. Mas afinal...

O que é o Transporte Multimodal?
Como o nome mesmo diz, o transporte multimodal é uma modalidade logística que envolve o uso de dois ou mais meios de transportes diferentes para realizar o deslocamento de mercadorias ou pessoas, sob um único contrato de transporte. Geralmente ele é gerido por um único modelo de transporte que é responsável por cuidar de toda operação. Separei aqui no artigo, alguns modelos de inteligência artificial que prometem revolucionar o setor de transporte multimodal. 4 Tecnologias que São usadas no setor de Transporte Multimodal Segue abaixo 4 tecnologias que podem otimizar o tempo e trazer inúmeras facilidades para quem opera dentro do setor de transportes.

transporte multimodalImagem: Freepik

1. IoT (Internet das Coisas) - Fornecem dados em tempo real
2. GIS (Sistemas de Informação Geográfica
3. IA (Inteligência Artificial)
4. Plataformas de Blockchain

1. IoT (Internet das Coisas)
Esse sistema é responsável pela coleta e compartilhamento de dados em tempo real. Importante ressaltar que dentro do transporte multimodal, sensores IoT são utilizados para monitorar a localização, temperatura, condição e status de cargas e ativos. Essa informação tem a função de proporcionar visibilidade ao longo de toda a cadeia logística, melhorando a eficiência operacional e permitindo respostas mais rápidas a imprevistos.

2. GIS (Sistemas de Informação Geográfica)
O GIS desempenha um papel vital na gestão eficiente de redes de transporte multimodal. A partir da instalação dele é possível ter acesso a visualização e análise de qualquer dado com o contexto geoespacial. Como por exemplo: rotas, pessoas, infraestruturas e até mesmo condições meteorológicas. Podemos dizer que o GIS é uma ferramenta ímpar para empresas que atuam dentro do setor de transportes, pois ela facilita o planejamento estratégico, gestão de ativos e respostas a eventos imprevistos. Além desses benefícios, a ferramenta tem como uma de suas funções melhorar a conectividade e a eficiência em todo o sistema de transporte, pois é interoperável com qualquer outra tecnologia.

3. IA (Inteligência Artificial)
Podemos dizer que a IA é ferramenta chave para quem precisa atuar com decisões estratégicas. Esse modelo de inteligência oferece capacidades avançadas de análise de dados e aprendizado de máquina, tornando-se uma ferramenta potente para quem precisa lidar com decisões estratégicas no transporte multimodal. Com ela é possível coletar informações cruciais que podem impactar na rotina, dentre elas está verificar previamente padrões de tráfego, obter uma previsão de demandas de transporte e otimizar rotas para aumentar a eficiência.

4. Plataforma de Blockchain
A plataforma de blockchain já é muito utilizada no exterior e de alguns anos até os dias atuais tem sido bastante requisitada aqui no Brasil. A tecnologia de blockchain consiste em oferecer dados de forma imediata que podem ser armazenados de forma imutável. Todo o processo é feito com o conhecimento de embarque (Bill of Lading), garantindo transparência e segurança nas transações.

internet das coisasImagem: Freepik

6 Benefícios de incluir Tecnologia ao Transporte Multimodal

Confira os 6 principais benefícios de associar as novas tecnologias ao setor de transporte multimodal.

1. Centralização da operação;
2. Muito mais facilidade para monitorar o transporte;
3. Possibilidade de diminuição no tempo de entrega;
4. Usabilidade burocrática e comercial;
5. Zero Preocupação com a carga;
6. Redução de custos dentro da operação.

Hoje, muitas empresas que atuam dentro do setor de transportes têm enfrentado desafios que envolvem problemas em vários níveis de gestão, entre eles podemos citar: Rastreabilidade, coordenação funcional com fornecedores e clientes, estoque... Entre outras situações que poderiam ser solucionadas com o auxílio da tecnologia multimodal. Como nós já sabemos o uso avançado da tecnologia tem impactado a rotina de nós seres humanos de forma acelerada. A todo tempo ou melhor a qualquer hora, uma tecnologia pode surgir e mudar o nosso cotidiano como em um passe de mágica. Contudo, todas as tecnologias que abordamos aqui podem ser consideradas extremamente eficientes e que tem como principal função impactar de forma positiva o setor de transportes. Ao analisar de forma notar que o transporte daqui há alguns anos não será sobre movimentação de mercadorias e pessoas. Por causa da evolução tecnológica ele será visto e tido como uma experiência fluida e sustentável. Por isso, com objetivo de facilitar as nossas vidas no tempo presente, o ideal é que se inicie o quanto antes a inserção dessas inovações, acredito que essa seja uma forma de se adaptar e principalmente se acostumar com um setor que caminha para ser ágil diante dos desafios socioambientais que viveremos no futuro.

Por Renata Santana

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!