Sexta, 19 Abril 2024

e commerce* Head de Supply Chain da Printi

Atender aos prazos de entrega é um desafio para as lojas online. Para não frustrar os clientes, os e-commerces precisam ter processos internos estruturados, desde o pedido, passando pela produção, separação e empacotamento, até o envio. Além de entender que, para uma logística efetiva, cada um desses processos impactam diretamente a efetividade da entrega dos produtos.Mas como conseguir ter processos internos estruturados e uma cadeia de produção tão ágil e eficiente que gere um impacto positivo na logística?

Primeiro é preciso fazer uma análise profunda de toda a cadeia de abastecimento, desde o planejamento de compra de materiais para atender os pedidos dos clientes até o momento em que o produto é entregue, para identificar e rever as etapas que não estejam bem estruturadas e sincronizadas, ocasionando gargalos que impactam o tempo de toda operação.A revisão dos processos é essencial e deve ser feita recorrentemente. Mesmo aqueles que parecem irrelevantes perante toda a cadeia devem ser analisados.

Uma ferramenta que pode ajudar muito a identificar as etapas que não estão agregando o devido valor e buscar soluções é o Mapeamento do Fluxo de Valor (Value Stream Mapping - VSM). Essa é uma técnica de gerenciamento Lean, ou seja, sem desperdícios, para analisar o fluxo de materiais, os requisitos e os dados associados a um determinado processo ou produto. O uso dessa técnica aliado a implementação de metodologias modernas de gestão, como o OKR (Objectives and Key Results) - sistema de definição de metas - e o uso de ferramentas tecnológicas modernas para gerenciamento online de todas as etapas do Supply Chain permite que as empresas tenham agilidade na tomada de decisões e a criar uma cultura de melhoria contínua, que é fundamental para uma logística eficiente.

Outro ponto a ser considerado é a adoção de soluções tecnológicas, como as Soluções de Gestão de Transporte e Logística (TMS na sigla em inglês), para fazer a gestão inteligente de toda a operação. Os TMS são softwares que ajudam as empresas a ter uma visão completa do processo logístico, provendo métricas, dados e gráficos que mostram como cada etapa está impactando toda a cadeia.

Além disso, a comunicação entre as áreas envolvidas é fundamental para que todo o ciclo ocorra de maneira mais fluida e efetiva. Todas as áreas precisam trabalhar de maneira integrada, sabendo os prazos, limitações e processos de cada uma. A comunicação com o cliente também é muito importante. É preciso atualizá-lo de maneira clara com o status de cada etapa da jornada de seu pedido, isso ajuda a tranquilizar o consumidor e mostra que sua empresa está empenhada em atender seu pedido com excelência.

Para realizar a entrega dos produtos, é necessário ter bons parceiros logísticos que ajudem a facilitar a entrega. A escolha dos parceiros deve levar em conta alguns aspectos como: se o sistema da empresa de logística consegue integrar com o do seu e-commerce, como é a reputação dessa empresa entre seus clientes, se ela possui processos inteligentes etc. Essa é uma decisão muito importante, por isso precisa ser tomada com muita atenção e embasamento.

A Printi, gráfica online focada em materiais personalizados, por exemplo, possui uma linha de produtos chamada "Agora", na qual os itens possuem um processo de produção de até 6 horas e entrega expressa. Isso significa que em boa parte das regiões de São Paulo, por exemplo, os pedidos serão entregues em menos de 24h e, mesmo em estados vizinhos à capital paulista, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, os clientes que escolhem os prazos mais rápidos também podem receber seus pedidos em menos de um dia.

Todos os produtos comercializados pela Printi são personalizáveis, ou seja, todos possuem especificações diferentes de acordo com os desejos do cliente, o que aumenta o desafio de uma produção expressa. Mesmo diante de tais características e dos desafios normais para uma cadeia logística, a empresa tem conseguido manter o índice de entregas dentro do prazo acima de 95%, atingindo índice de 98% mesmo em meio à pandemia.

Para isso, a Printi formou um time altamente capacitado, com uma cultura de melhoria contínua muito forte, que atua diariamente em todos os processos da cadeia de suprimentos para obter ainda mais eficiência. O objetivo é tornar a experiência logística de seus clientes um fator chave no sucesso da operação. A companhia desenvolveu uma tecnologia própria para gerenciamento de todo seu processo produtivo, realiza acompanhamentos online de todo o fluxo do pedido e atua de forma proativa para garantir um atendimento de excelência para seus clientes.

Em suma, as empresas de e-commerce precisam ter em mente que para se ter uma logística eficiente, é necessário sincronização e integração de todos os processos e áreas que compõem a cadeia de abastecimento das empresas. Todas as etapas são importantes e precisam estar alinhadas para que os pedidos dos consumidores sejam entregues dentro do prazo, elevando os índices de satisfação e garantindo o sucesso de sua loja online.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome