Quarta, 27 Novembro 2024

Tadone
* Fundador da VTaddone Studio

O papo de hoje em dia no Marketing Digital são os influenciadores, por isso, sei que você deve estar gritando aí: Eu quero um influenciador para chamar de meu! E sei também o porquê de você gritar isso com tanta ênfase. É porque é muito difícil identificar alguém que vá de encontro com a sua marca neste universo amplo e até mesmo escrachado de diversos influenciadores ou supostos influenciadores, porque não dizer.

Vou contar uma passagem: eu coordenei o Marketing de uma empresa de cruzeiros marítimos por 6 anos e lá fizemos parcerias com 2 blogueiras (estava no início desta prática de influenciadores, mas já existia... só tinha outro nome da moda) e no final os resultados foram ZERO. Notamos que estas “parceiras” estavam mais interessadas em ganhar a viagem para conseguir seguidores para si.

Contudo, acabamos por não renovar o contrato que firmamos. No entanto, encontrei uma outra pessoa maravilhosa, que estava mais preocupado em entregar conteúdo e não selfies em belos destinos. E este se tornou um grande influencer (termo em inglês usado para influenciador) de nossa marca, e a empresa tem esta parceria até hoje, sob meu auxílio.

O que aprendi com isso? A analisar e conhecer bem aquela pessoa que de uma certa forma, irá se apropriar do rosto de sua marca. Sacou? Você se lembra do Sebastian da C&A, do Baixinho da Kaiser ou do Zezé de Camargo e Luciano com a Marabraz? Hoje os influenciadores fazem este papel. Por isso cuidado!

Como analisar um bom influenciador?

1) Acompanhe as últimas publicações e veja seu nível de engajamento (O que as pessoas comentam e de que forma. Será que o público é receptivo ou gosta de “detonar” todos os posts desse influenciador?).

2) Ele ou ela tem sinergia com seus negócios?

3) O comportamento deste influencer vai de encontro com seus valores pessoais e mais do que isso, aos valores da sua marca ou produtos e serviços?

4) Converse com ele, queira saber mais do trabalho desse influenciador. Como funciona seu processo criativo de produção de conteúdo.

5) Agora entre nos números: solicite um relatório ao influencer e analise curtidas compartilhamentos, comentários, marcações e cliques nos Stories, público alvo de seguidores dele e melhores dias e horários que ele publica.

Dica: Nem sempre o melhor influenciador é aquele que tem mais seguidores. Atualmente os Micro-influenciadores e os Nano-influenciadores têm maior taxa de conversão. Este Nano, por exemplo, pode ser um cliente seu inclusive. Que tenha uma boa rede de relacionamentos.

Ferramentas para achar um Influenciador para Chamar de Meu

Eu conheço duas: O Glambassador que é gringo e o Squid que é nacional.

Com certeza há outras, mas estas duas eu consigo indicar. Principalmente o Squid por conhecer nosso mercado.

Você pode se cadastrar como anunciante ou influenciador e a ferramenta dá o Match. Pegou?

Como medir se sua ação com influenciador deu resultado?

Antes, analise o seu negócio. Dentro do seu plano, quando você contratou o influenciador, qual era seu objetivo?

Não vale responder que era VENDER MAIS. Engraçado, mas o VENDER é o objetivo de todo mundo. Logo, sendo mais pé no chão, repito, qual era seu objetivo inicial? Pense no caminho até conseguir a venda. Tenha isto mais claro para você e então identifique seus indicadores.

Estes KPI’s (Key Performance Indicator ou Indicadores-chave de desempenho) podem ser:

1) Quantidade de impressões;

2) Pessoas alcançadas;

3) Novos visitantes no seu site;

4) Engajamento do público (curtidas, compartilhamentos, comentários);

5) Aumento de seus seguidores em sua página durante o período de campanha;

6) Você pode criar um código promocional para este influencer, assim rastrear as vendas oriundas deste veículo;

7) Aumento de leads gerados em seu site;

8) Conversões na loja física;

9) Downloads de e-books ou Apps;

10) Marcações de seu perfil;

Sendo assim, para finalizar este artigo, gostaria de dividir alguns números interessantes que o Instituto Qualibest em parceria com a Spark, trazem para nós.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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