* Empresária formada em Letras Inglês e com especialização em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. É cofundadora da AGE GROUP, que atua em Turismo, Investimentos e com Educação em Inovação e Tecnologia com o ECQ Lifelong Learning, que opera tanto no Brasil e nos EUA.
Muita gente acredita que empreendedor e empresário são sinônimos, mas a verdade é que nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor. A falta de conhecimento dessa diferença na vida real pode colocar em risco o seu negócio.
Empreendedor é aquele identifica oportunidades. É o tipo de pessoa que é capaz de criar uma empresa ou negócio a partir de uma ideia. Já o empresário, por sua vez, é completamente diferente do conceito de empreendedor. É o indivíduo que possui competências e conhecimento para fazer um negócio crescer e perpetuar.
Algumas pessoas são grandes empreendedoras, mas permanecem empresários sem muita aptidão, enquanto outros fazem exatamente o contrário. Mas realmente não é muito comum ser bom nos dois papéis ao mesmo tempo, pois eles exigem competências bem diferentes.
Enquanto o empreendedor é apaixonado pela sua visão do futuro e demonstra um nível de ousadia bem acima da média, o empresário geralmente convence as pessoas com base em argumentos concretos e toma decisões em conformidade com aquilo que analisou.
Existem muitos sócios em empreendimentos que se complementam. Quem possui um perfil empreendedor, por exemplo, toca a área comercial ou de desenvolvimento de produtos, enquanto que o empresário fica com a responsabilidade de gerenciar o setor administrativo e financeiro.
A grande questão é que uma empresa geralmente não chega muito longe se ela não contar com estas duas figuras. Alguém que provoca todo mundo, pensa fora da caixa e desperta o olhar para novas possibilidades e, ao mesmo tempo, gente centrada e analítica que não costuma se empolgar com qualquer coisa. É possível ser empreendedor e empresário ao mesmo tempo, porém dificilmente alguém consegue cumprir ambos os papéis com eficácia.