Helmulth Hoffstater*
Para se adequar as necessidades do atual mercado, é preciso que o profissional esteja preparado para ter resiliência, flexibilidade, multidisciplinaridade, coragem, criatividade e percepção , e além desses fatores, o comércio exterior está em constante mudança, e tudo indica que 2020 será o ano definitivo para o início de uma estabilização que visa a redução de burocracia e uma estrutura que permita menores custos nas operações logísticas.
Segundo o Presidente-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil, 2021 será o ano do comércio exterior no Brasil. Ou seja, a profissão está se valorizando cada vez mais, com isso, o profissional também precisará mudar e entrar em um nível de excelência que consiga participar de forma competitiva de mercado de trabalho.
“O Brasil volta a ser um participante do mercado internacional efetivo e não apenas simbólico, como é hoje” – Presidente-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), José Augusto de Castro.
Com base nas seis características acima, podemos analisar algumas tendências para profissionais de comércio exterior nos próximos anos, são elas:
1- Capacidade de interpretar e apresentar informações;
O mercado espera do profissional de comércio exterior uma grande capacidade de analisar, interpretar e apresentar dados. Um software pode trazer muitas informações sobre os mais diferentes aspectos do comex, mas de nada adianta se por trás desse software não existir uma pessoa qualificada que o interpreta e consegue entender e transmitir essas informações.
No comércio exterior o fluxo de informações é muito grande e a gestão dessas informações deve ser impecável, sem isso, toda a operação logística pode ser afetada.
Para entender e apresentar resultados para diferentes tipos de pessoas é necessário: Criatividade e Percepção.
2- Inteligência emocional e trabalho com propósito;
O ambiente de comércio exterior pode ser estressante, o profissional possui muitas responsabilidades e negocia o tempo todo. Sempre tenta ser cuidadoso para evitar erros e assim se manter dentro do tão temido deadline.
Algumas situações podem abalar o profissional, e é por esse motivo que a inteligência emocional é essencial. É fundamental saber se relacionar com as adversidades e se comunicar com clientes e fornecedores. O relacionamento será uma grande estratégia para empresas nos próximos anos.
Para se manter motivado no mercado ou em qualquer área, é necessário trabalhar por um propósito, entender exatamente o que se faz e o porquê. A pior coisa que pode acontecer para uma pessoa é trabalhar apenas para pagar boletos.
Para ter inteligência emocional é necessário: Resiliência.
3- Colaboração entre profissionais;
A colaboração entre profissionais de comércio exterior é essencial para conhecer novas habilidades e entender a operação como um todo. Eles devem entender que ajudar um colega de trabalho significa colaborar para concretizar um objetivo principal.
Para a colaboração entre profissionais é necessário: Flexibilidade.
4- Autogestão;
A autogestão é um fator chave, porque apesar da tendência ser um ambiente colaborativo, será necessário saber se auto gerenciar, para isso é necessário que o profissional possua autoconhecimento em analisar as próprias habilidades, bem como conhecer suas fraquezas.
Nesse modelo há a igualdade de condições na empresa para tomadas de decisão, porque a tendência é a hierarquia diminuir, e haverá uma estrutura mais horizontal.
Para se auto gerenciar no ambiente de trabalho é necessário: coragem.
O mercado exige que o profissional de comex possua conhecimento em diversas disciplinas diferentes, para isso é necessário participar de cursos, eventos e se interessar por outras áreas, se quiser garantir espaço no mercado de trabalho.
Existem três áreas que o profissional de sucesso deve dominar e que não compõe o escopo de sua profissão: Tecnologia e inovação; Vendas e Negociação; Estratégias de marketing, incluindo personal branding. Para conhecer cada vez mais é necessário ter a capacidade da multidisciplinariedade.
* Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12 anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas soluções voltadas ao universo do comércio exterior.