Philippe Rambaud*
Além de ser um potente canal de vendas, a internet está mudando a maneira como as empresas lidam com seu negócio e, consequentemente, com seus clientes. Em um mundo cada vez mais conectado, negócios que são ágeis e eficientes nas entregas ganham a preferência dos consumidores. No entanto, para ter essa vantagem competitiva, as empresas precisam estar preparadas para todo e qualquer tipo de demanda, inclusive as de fim de ano.
Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) revelou os negócios mais promissores para o ano de 2019. No topo da lista, estão os serviços pessoais, com foco em setores como alimentação, beleza e automóveis. Em segundo lugar estão serviços prestados às empresas, tais como entregas e organização de eventos. Já o terceiro lugar no ranking são os serviços voltados para as áreas de transporte, saúde e educação.
No entanto, gostaria de destacar mais dois ramos de atuação. São eles os serviços de entrega e o transporte de cargas. Com a movimentação de fim de ano em diversos mercados, como moveleiro, farmacêutico, de construção, eventos e brindes, por exemplo, os serviços de transporte merecem uma atenção especial. A maioria dos empreendedores não dispõe uma frota que dê conta de toda a demanda desse período.
Portanto, é fundamental que os negócios estejam preparados não só para atender todos os pedidos, mas para realizar um trabalho de qualidade, sem assumir grandes riscos financeiros e, principalmente, cumprir os prazos. Para isso, existem plataformas de entrega que podem suprir as necessidades dessas empresas. Essa parceria é muito comum no mercado de logística, justamente pelo aumento do consumo em determinadas datas.
Vale ficar de olho também nas opções de serviços disponibilizados: quanto mais completa a plataforma, melhor para o contratante. Assim, o cliente não precisa se preocupar com detalhes como agendar uma entrega com antecedência, pesquisar os melhores meios de pagamento, providenciar protocolos de entrega, estabelecer opções de rotas ou mesmo rastrear o item a ser entregue. Outro diferencial é ter à disposição dessas empresas veículos maiores, além das motos, para oferecer uma entrega cada vez mais qualificada.
O ideal é optar por ferramentas que já ofereçam essas facilidades, bem como uma entrega mais rápida, e hoje já existem no mercado empresas que entregam no mesmo dia e que também fazem o agendamento. A ideia é que essas novas tecnologias descompliquem as entregas, ajudando-os a focar nos seus produtos e serviços.
* Gerente de expansão para a América Latina da Lalamove , plataforma online de soluções em entregas que conecta usuários e empresas a motoristas parceiros