João Guilherme Vargas Netto*
Com as festas de fim de ano se aproximando as entidades sindicais já organizam suas comemorações, embora em 2019 não haja muito a comemorar.
Para conversar com a população e com os trabalhadores e as trabalhadoras no estado de São Paulo sobre a ameaça da MP 905 de Bolsonaro e Guedes, que acaba com direitos e aumenta o emprego precário, as 10 centrais sindicais unidas definiram uma “Jornada de Lutas por Empregos e Direitos” com panfletagens e mobilizações durante esta semana entre os dias 10 e 13 de dezembro.
Cinco eixos temáticos são importantes:
- para os desempregados com o passe livre;
- para as famílias com a renegociação das dívidas;
- para os ricaços com a taxação maior dos impostos;
- para a população com melhores serviços públicos de saúde;
- para todos os trabalhadores e trabalhadoras com a política de valorização do salário mínimo e correção da tabela do imposto de renda.
O ABC paulista começará na terça-feira, dia 10, no km 23 da rodovia Anchieta; no dia 11 haverá panfletagem na metalúrgica MWM e nos terminais de Santo Amaro e Largo Treze; no dia 12, panfletagem nas estações de metrô de São Paulo e também em Campinas; no dia 13, panfletagem em Osasco e Carapicuíba.
Convocaram as mobilizações e as estão organizando a CUT, a Força Sindical, a UGT, a CTB, a CSB, a Nova Central, a CGTB, a Intersindical, a Intersindical Instrumento de Luta e a Conlutas.
É uma maneira forte de chegar ao fim de ano com unidade e disposição de luta, uma ótima maneira de comemorar as festas de fim de ano.
* Analista político e consultor sindical