A Cosan S.A. informou que a venda da totalidade das ações da Docelar Alimentos e Bebidas (Cosan Alimentos) para a Camil Alimentos foi feita por R$ 463,8 milhões. Desse total, R$ 88,8 milhões serão recebidos à vista, R$ 170 milhões de caixa e os R$ 205 milhões restantes serão divididos em até quatro parcelas.
A Braspress encomendas expressas, do grupo H&P, anunciou que está iniciando as operações do braço logístico da companhia, que levará o nome Braspress Logística.
Antes esperada para 2010, adiada para 2011 e, então, marcada para março e depois maio deste ano, a inauguração do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) do Porto do Pecém depende, agora, da conclusão nas licitações da utilização de seus espaços.
A Rumo Logística, uma empresa Cosan inaugurou a primeira fase de seu novo Terminal Intermodal para escoamento de açúcar e grãos, na cidade de Itirapina (SP). Localizado em uma área de aproximadamente 230 hectares e com 15 mil metros quadrados de área construída, o terminal recebeu investimentos de R$ 100 milhões de reais nesta primeira etapa, que abrigará um armazém com capacidade estática para 110 mil toneladas, uma moega rodoviária capaz de receber 11 mil toneladas por dia e uma tulha ferroviária com capacidade de expedição de 44 mil toneladas por dia. O local também possui uma pera ferroviária de 5,6 quilômetros de extensão, capaz de suportar aproximadamente 250 vagões. Este local possibilitará que a operação de carregamento seja realizada ainda em movimento, garantindo mais agilidade nas operações, uma vez que cada vagão será carregado em cerca de 3 minutos. Além disto, o terminal possibilitará que todas as manobras dos trens sejam realizadas dentro do terminal, sem ocupar as vias da cidade de Itirapina. Sua localização dá ainda mais vantagem competitiva ao complexo, que se tornará um porto seco para as cargas recebidas e que serão destinadas à exportação via Porto de Santos.O aporte total do projeto é de R$ 200 milhões com financiamento do BNDES. Quando todas as etapas estiverem concluídas, em 2015, o terminal contará com mais três armazéns com capacidade de 110 mil toneladas cada um, mais uma moega rodoviária, capaz de receber 30 mil toneladas por dia, uma tulha ferroviária com capacidade de expedição de 44 mil toneladas por dia, além de mais cinco quilômetros de extensão de pera ferroviária. Toda esta infraestrutura garantirá uma capacidade de movimentação de até 12 milhões de toneladas de açúcar e grãos por ano.
A Brasil Terminal Portuário apresentará na próxima sexta-feira o TAS (software Truck Appointment System), que visa garantir mais agilidade na recepção e entrega de cargas no futuro terminal multiuso, para associados da ABTTC (Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários).