A decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de autorizar a adição de querosene alternativo ao querosene de aviação (QAV-1) terá impacto operacional e financeiro nulo no curto prazo, aponta a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa TAM, Gol, Azul e Avianca.
Uma agenda extensa deve pontuar as ações da embaixada canadense no Brasil nesta semana no Estado. Entre as ações que trouxeram o embaixador do Canadá no Brasil, Jamal Khokhar, e comitiva à Capital, estão a apresentação do novo consulado honorário em Porto Alegre, a divulgação de feira estudantil agendada para setembro, também na cidade, e reuniões com o governador Tarso Genro e prefeitos, além de visita a universidades da região. Por trás das atividades, há o interesse em estimular negócios entre o país e o Rio Grande do Sul, que figura entre os estados priorizados pelo governo canadense nas suas relações comerciais.
O primeiro navio a escalar em Itapoá pelo serviço ESA, do joint entre os armadores Evergreen/Cosco/Zim, será o porta-contêineres OOCL Qingdao, com bandeira de Hong Kong. Com 323 metros de comprimento e capacidade para 8.000 Teus, a atracação está prevista para ocorrer hoje. O novo serviço ESA terá 10 navios de 8.000 a 9.000 Teus de capacidade, em substituição aos 11 navios de 3.400 Teus que compunham a frota até então. A mudança resultará em uma maior capacidade de transporte, menor transit time e mais força de vendas nos mercados asiáticos, além de cobertura mais abrangente de portos brasileiros e do Mercosul.
O “Diário Oficial da União” desta segunda-feira traz diversas decisões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) rejeitando recursos apresentados por companhias de telecomunicações. A Telefônica Brasil tentou mas não conseguiu derrubar uma multa de aproximadamente R$ 27,71 milhões aplicada em dezembro de 2012 pela Superintendência de Serviços Públicos da Anatel.
O transporte fluvial da Amazônia, somando também as travessias, movimenta 13,6 milhões de passageiros anualmente. A informação é do estudo “Caracterização da Oferta e da Demanda do Transporte Fluvial de Passageiros na Região Amazônica”, divulgado pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários).