A CTPartners, uma das maiores empresas de recrutamento executivo do mundo (Executive Search), aponta, com base no estudo dos dados colhidos nos processos de recrutamento e seleção realizados em 30 escritórios dos 44 espalhados pela América, Europa, Ásia e Oceania, quais os principais desafios do CEO do futuro . Por ser o cargo mais alto, esse profissional é vitrine para o business das empresas. A modificação e aperfeiçoamento de suas habilidades potencializam os resultados, gerando mais sucesso e visibilidade às instituições que comandam. Para os próximos cinco anos deste profissional, os headhunters são unânimes em dizer que a expectativa das companhias é de encontrar pessoas com perfil ainda mais global que o atual, mais interativas e dinâmicas. Confira quais são as oito principais características desejadas pelas empresas para seus líderes:
1. O CEO (Chief Executive Officer - Diretor Executivo) deve saber ouvir
O CEO do futuro é um grande ouvinte, comunicador e líder. Ele é uma pessoa de visão e íntegra.
2. Geralmente é a pessoa mais inteligente da sala
O CEO do futuro se esforça para ser a pessoa mais preparada e respeitada, unindo conhecimento, percepção de possíveis tropeços e conselhos de colegas de confiança que resultam em um tipo de liderança baseada em colaboração. Exatamente os que as empresas procuram.
3. É um cidadão global
O CEO do futuro é um cidadão do mundo, com experiência de vida em diferentes países, podendo habilmente transitar entre diversas culturas e diferentes práticas de negócio com naturalidade.
4. É um visionário
O CEO do futuro tem uma visão ousada, focada na construção de um empreendimento duradouro. Agindo como um norte para a companhia, a visão desse profissional deve ser envolvente, capaz de proporcionar energia e servir de guia aos funcionários. Além disso, ele tem uma personalidade que atrai os clientes, fazendo com que estes desejem se aproximar da empresa e de seus produtos e seus serviços.
5. Ele reconhece talentos
O CEO do futuro entende que, em 2020, a geração do milênio (geração y) formará 50% da força de trabalho global e, por isso, sabe exatamente como atrair, envolver, inspirar e reter funcionários essenciais.
6. Identifica-se com a marca
O CEO do futuro é acessível e tem como prioridade ser o embaixador número um da marca da empresa. Ele é altamente visível e comunicativo, além de incorporar as qualidades que definem a marca.
7. Assume riscos calculados
O CEO do futuro domina a nova tecnologia e desafia os atuais modelos de negócio. É um profissional que acolhe as mudanças e não tem medo de errar com a intenção de ficar à frente das tendências e tornar-se melhor.
8. É um ativista no Conselho
O CEO do futuro é proativamente engajado e atua com um Conselho preenchido por pensadores independentes e acionistas ativos, focados em maximizar os valores de curto e longo prazo, desenvolvendo talentos de CEO do futuro e cuidando de suas responsabilidades do dia a dia. Informação da assessoria.