Terça, 26 Agosto 2025

A Diplomação em Boas Práticas de Trabalho Decente é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Emprego e das Relações do Trabalho de São Paulo (SERT) e a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP). Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o Trabalho Decente contempla o combate ao trabalho escravo e infantil, a promoção da igualdade de raça e gênero, o acesso a direitos como sindicalização e aposentadoria e a garantia de um ambiente de trabalho seguro, entre outros parâmetros.

Em sua primeira edição, a iniciativa concederá diplomas a 10 empresas de porte médio (de 50 a 249 empregados) e grande (acima de 250 funcionários). As inscrições começaram no dia 15 de dezembro e seguem até 15 de janeiro. Para participar, basta verificar se a companhia se enquadra nos termos do edital e preencher o formulário. Caso o número de solicitações supere o limite de 10 empresas, a escolha se dará por sorteio. Na segunda etapa, as companhias participantes passarão por uma auditoria independente e, cumpridas as exigências estabelecidas, receberão o diploma, válido por dois anos.

Para a coordenadora do Programa de Trabalho Decente da SERT, Letícia Mourad, a diplomação é o reconhecimento de empresas que adotam práticas compatíveis com as recomendações da OIT, caracterizadas como socialmente responsáveis. “Hoje, as pessoas escolhem produtos e serviços não apenas pela qualidade ou preço, mas também pela forma como as empresas se relacionam com a sociedade, o ambiente e seu próprio corpo de funcionários”, explica. “Em tempos de redes sociais, uma companhia identificada com práticas inadequadas de trabalho, por exemplo, pode ter sérios prejuízos à própria marca, enquanto aquelas que se caracterizam por um ambiente justo e saudável podem ser beneficiadas.”

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!