Quarta, 13 Agosto 2025

Para agilizar as viagens de ônibus, a Prefeitura de São Paulo vai reorganizar as 1.331 linhas que circulam pela cidade nas quais andam 4,5 milhões de passageiros por dia. As primeiras a receber intervenções, neste ano, serão as linhas que percorrem o corredor Pirituba-São João, na zona oeste, por onde são realizadas 600 mil viagens em um dia útil.

 

Para os passageiros que saem da periferia, a prefeitura vai implantar em diversos pontos da cidade estações de transferência. Todos os usuários que pegam esses ônibus vão cair numa estação dessas, uma espécie de "mini-terminal" de onde vão pegar um outro ônibus que circule pelo corredor.

A ação faz parte da Operação Dá Licença para o Ônibus, que tem como objetivo priorizar a circulação do transporte coletivo na cidade, diminuir o tempo de viagem dos usuários e melhorar os padrões de conforto e segurança do transporte público.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar pela faixa exclusiva de ônibus é uma infração leve, que gera perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

A cidade tem 4.500 km de rede por onde passam cerca de 15 mil ônibus e a forma de como estão organizados está errada, segundo o secretário de Transportes da Prefeitura de São Paulo, Jilmar Tatto. "Há má distribuição das linhas na cidade. Na avenida Paulista, por exemplo, tem mais de 30 linhas de ônibus que vivem vazias", afirma Tatto.

Para o presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, Isao Hosogi, o Jorginho, a prefeitura está no caminho certo ao reorganizar as linhas da cidade, inclusive implantando as estações de transferência. "É por aí mesmo. Com esse novo modelo, vai agilizar mais as viagens. Quem vai ser beneficiada vai ser a população, o trabalhador, enfim, todo mundo vai ser beneficiado com isso", afirma Jorginho.

Fontes: UOL e G1

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!