🛣️ Governo de SP inicia melhorias no eixo Raposo Tavares com foco em mobilidade e segurança

O Governo de São Paulo deu início às melhorias nas rodovias do eixo Raposo Tavares como parte da nova concessão, incluindo recuperação de pavimento, reforço na sinalização e modernização da drenagem, antes da ativação do novo pórtico eletrônico para cobrança automática de pedágio.
As primeiras entregas estão sendo concluídas na Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250), entre Piedade e Ibiúna, com outras frentes em andamento nas rodovias João Leme dos Santos (SP-264), Tenente Celestino Américos (SP-079), Raposo Tavares (SP-270) e Castello Branco (SP-280). A previsão é concluir essas melhorias iniciais até abril de 2026.
“Estamos qualificando a Raposo Tavares como um corredor eficiente de acesso a São Paulo, complementando a Castello Branco e fortalecendo a mobilidade regional.” – Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos de SP
O contrato de concessão prevê R$ 8,8 bilhões em investimentos ao longo de 460 km de rodovias, beneficiando 17 municípios do interior paulista, com obras como duplicações, faixas adicionais, acostamentos, passarelas e contornos viários estratégicos.
A redução de tarifas de pedágio já está em vigor, com destaque para o eixo São Paulo–Sorocaba, que caiu de R$ 26,70 para R$ 20,50. O modelo de cobrança automática por pórticos permitirá tarifação mais justa, maior fluidez no trânsito, redução de emissão de carbono e modernização da infraestrutura viária.
Motoristas com TAG recebem 5% de desconto, quem passa com frequência tem redução adicional de 20% e motos têm isenção.
O eixo Raposo Tavares é um vetor econômico estratégico, com potencial de gerar mais de 93 mil empregos no Estado, sendo 37 mil na região de Sorocaba. As melhorias contribuem para o escoamento da produção, atração de investimentos e melhoria da mobilidade regional.
Programa SP Pra Toda Obra
O programa São Paulo pra Toda Obra promove modernização de rodovias estaduais, públicas e concedidas, e estradas vicinais, com investimentos totais de R$ 30 bilhões. São mais de 1,5 mil obras integradas, beneficiando 8 em cada 10 municípios paulistas e mais de 540 cidades, além de gerar cerca de 250 mil empregos diretos e indiretos.