Terça, 24 Junho 2025

Que a Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um ótimo espaço para quem ama uma boa leitura não é novidade. Mas vale lembrar que o evento também é um ótimo canal de relacionamento para empresários do mercado editorial. Na sua 22ª edição, a Bienal dedicou um espaço para discutir temas desse universo, chamado Livros & Cia. “Acredito que ainda sou uma empresa pequena para ter um estande lá”, afirma Marcelo Melo, 46 anos, fundador da editora Livros de Safra. “Então vou ao evento para fazer networking com livreiros de outros estados.” O empresário diz que isso poupa muito dinheiro e tempo com viagens.

Melo também afirma que o evento não funciona muito para descobrir tendências sobre o mercado, mas sim para criar novos relacionamentos e adquirir informações por meio das palestras. Neste ano, os painéis irão discutir temas como a produção digital, a participação das redes sociais no comércio de obras e, claro, o empreendedorismo nesse mercado. Melo, por exemplo, está em sua segunda editora. Formado em administração, abriu em 1995 a Negócio Editora, com sua mulher, Adriana, focada em livros de administração e negócios. Com um concorrência muito acirrada no setor, vendeu a empresa em 2002 para depois voltar em 2010, com a Livros de Safra. Atualmente, a empresa de Melo possui quatro selos diferentes, com 40 títulos.

Para ele, o mercado editorial é complicado para o empreendedor. “Há pouca barreira para você entrar, mas ao mesmo tempo a briga por espaço de divulgação é muito grande”, diz. “O faturamento das primeiras edições é muito pequeno, então sobra pouco dinheiro para investir em marketing.”

Se seu sonho é entrar nesse mercado – ou ganhar vantagens nele – não perca a programação do espaço Livros & Cia. Abaixo sugerimos três palestras (a programação pode ser alterada):

Dia 16 – 17h
Livros e o Lado Brilhante Da Nova Classe Média
A ascensão de importantes contingentes da população brasileira à classe média é um dos fenômenos econômico-sociais mais importantes dos últimos anos, com reflexos no consumo de livros. O economista Marcelo Neri, da Fundação Getulio Vargas, fala sobre o tema.

Dia 17 – 17h
Empreendedorismo na Área Editorial
Com larga experiência no planejamento e execução de projetos de implantação de casas publicadoras, empresários falam sobre os desafios desse empreendimento que exige, além de habilidades técnicas, sensibilidade para trabalhar com um produto diferenciado.

Dia 18 – 19h
Modelos de Negócio No Varejo Editorial
Uma conversa com José Luis Tahan, da Tarrafa Literária, em Santos, e Frederico Indiani, diretor da área comercial da Saraiva.

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!