Domingo, 26 Janeiro 2025

Em reunião com técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) nesta quarta-feira, a Oi prometeu investir R$ 2 bilhões até 2014 em ações para melhorar o atendimento ao usuário, o que inclui os call centers.

De acordo com o vice-presidente de Planejamento Executivo da Oi, João de Deus, o montante não implica em adicional aos R$ 24 bilhões que a companhia prometeu investir nos próximos quatro anos.

O executivo defendeu, no entanto, que o investimento é inédito “no sentido de que, no passado, eles não tinham sido realizados e que serão realizados e que já estão sendo realizados”.

João de Deus explicou que os recursos serão aplicados em novas tecnologias para os call centers, compra de novos softwares, criação de plataformas para o usuário e capacitação dos atendentes, entre outras ações.

Hoje foi a vez da Oi apresentar à Anatel o plano de melhoria dos serviços de telefonia e dados para os próximos dois anos. O documento é uma exigência para que a companhia possa retomar a venda de novas linhas no Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e em Roraima, Estados que têm os piores serviços.

O superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, disse que o plano da empresa foi “robusto”, mas ainda são necessários ajustes nas áreas de atendimento ao usuário e de expectativa de crescimento da demanda nos próximos anos.

A Anatel também pediu que a empresa explicite quanto vai investir em cada setor nos próximos dois anos. Além disso, a companhia precisa apresentar parâmetros que permitam à agência acompanhar mensalmente se as ações prometidas estão sendo implementadas.

A Oi tem nova reunião na segunda-feira para reapresentar o plano de melhoria já com as adaptações solicitadas. Tim e Claro também voltarão à Anatel ainda nesta semana para reapresentar seus planos.

Após reunião com a Oi, Bruno Ramos disse que as operadoras “fizeram o dever de casa” ao apresentar os planos de melhoria dos serviços para os próximos dois anos, mas que reforçou que os documentos precisam passar por “ajustes”.

“Todas as empresas fizeram o dever de casa. Agora precisam trabalhar sobre indicadores para que inclusive a população possa acompanhar a melhoria de qualidade. Dentro desses ajustes, elas estão com o dever de casa a fazer”, disse o superintendente.

De acordo com ele, os planos da Tim e da Claro, por exemplo, não previam o aumento no número de usuários durante a Copa das Confederações, em 2013, e durante a Copa do Mundo 2014.

Na quinta-feira, a Vivo também vai apresentar seu plano de melhoria para os próximos dois anos. A empresa não foi atingida pela suspensão da venda de novas linhas, pois a Anatel só puniu a empresa de telecomunicação com o pior serviço em cada Estado, mas também precisa apresentar o documento.

Fonte: Valor Econômico

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