Dados da Anatel mostram que até Junho o Estado do Piauí possui 3.588.338 celulares ativos, o que representa 1,4% do total de celulares do país (256.131.067). Dessa fatia do mercado a TIM possui mais de 1 milhão (para ser mais preciso: 1.123.019) de usuários no Piauí, destes, 1,013 milhão utilizam o chip pré pago. A partir desses dados vem a pergunta: o que acontece com esse mais de um milhão de usuários da TIM no Estado do Piauí?
O 180graus esteve em lojas da TIM do Centro e da zona Leste de Teresina. A reportagem entrou como cliente na lojas perguntando sobre chips e atendimento. Em cada uma das lojas os atendentes explicaram que a empresa tem que obedecer a resolução da Anatel e não pode vender chips, nem ativar novos números.
Loja TIM só vende aparelho
O resultado disso é que a movimentação nas lojas é especificamente para manutenção de aparelhos. “O cliente até pode comprar um aparelho, mas ele virá sem o chip”, explica um dos atendentes do loja TIM da Avenida Frei Serafim, centro da capital piauiense.
Se nas lojas não é possível encontrar chips, nas revendas autorizadas não é diferente. Tanto no supermercado Bom Preço no Centro, quanto na loja Centro Musical do Shopping Riverside, na zona leste, não tinham chips para vender.
Mas camelô ainda vende chip da TIM
A excessão foi vista em alguns camelôs. Como por exemplo num camelô em frente ao Bom Preço, que ainda tinha um chip solitário da TIM. “Sobrou só esse aqui, custa R$ 10,00, mas tá tendo esse negócio aí da Anatel, nem sei se é bom vender. Também nem sei se vai funcionar, o que eu sei é que nenhuma loja mais tem”, comentou o camelô. Levando-se em conta a informação do vendedor da loja central de que a empresa não está ativando número algum desde a resolução da Anatel, pode-se concluir que, realmente, não adianta comprar chip no camelô porque não vai funcionar.
A TIM foi procurada novamente pelo 180graus, porém a Central administrativa de Teresina, localizada na Avenida Frei Serafim (centro) disse que só a TIM de Recife (PE) pode responder, porém eles passam um telefone fixo, dizem que a operadora cobra R$ 0,50 centavos pela ligação, porém não é o que acontece, pois cobra-se o interurbano normalmente.
Isso quer dizer se você só consegue ligar para celular em outro Estado por conta dos planos das operadoras, como a TIM, simplesmente você não consegue obter as informações no fixo da TIM de Recife, a não ser que queira desembolsar um bom dinheiro para pagar a conta, correndo o risco de ficar esperando na linha.
Fonte: 180 Graus