A facturação das agências de viagens espanholas deverá cair em -3,3%, para 13.143 milhões de euros e a dos operadores turísticos cairá em -3,5%, para 3.401 milhões de euros no final deste ano face a 2011, indica o Observatório Sectorial da DBK que acrescenta que um quarto da facturação das agências de viagens será gerada por vendas na internet.
Num contexto em que não se adivinha um relançamento da economia, a consultora prevê um agravamento do negócio para os próximos anos estimando uma quebra nas vendas das agências de viagens em 1,1% e nos operadores turísticos em 1,5%.
Em 2010 as vendas das agências retalhistas e de operadores turísticos cresceram em 4,7% e 6% respectivamente, passando a reflectir-se a partir de então, o abrandamento do consumo interno.
Em 2011 as vendas das agências de viagens tinham crescido 1,1%, para 13.550 milhões de euros, enquanto que as vendas dos operadores turísticos tinham descido em -0,7%, para 3.525 milhões diz a DBK, que acrescenta que a estes factos há que somar a menor rentabilidade empresarial motivada "pela fraca procura e pela pressão forte sobre os preços".
Em tendência inversa estão as vendas online nas agências de viagens, que em 2011 tiveram um crescimento em 8%, para 3,250 milhões de euros. As agências de viagens online absorvem 81,1% da facturação, enquanto que as vendas através da internet das agências tradicionais somam os restantes 18,9%.
As previsões da consultora indicam ainda que devido à forte pressão sobre os preços e à menor rentabilidade, irá acentuar-se a tendência para a concentração sectorial, com o encerramento de agências independentes ou a sua integração em grandes redes. Por outro lado a consultora prevê que as agências tradicionais irão continuar a desenvolver o canal de vendas internet.
No sector das agências de viagens as cinco principais redes têm uma quota de mercado conjunta de 38,8%, mais 3,2 pontos percentuais do que em 2009 o que reflecte a tendência gradual para a concentração.
O tecido empresarial das agências continua marcado pela dispersão já que 1.935 empresas (99%) do total, têm até dez pontos de venda, reunindo 37,45% do total segundo os dados da DBK. Apenas oito empresas dispõem mais de cem balcões ligados somando 58,8%.
A propósito destas previsões da consultora, o jornal "Nexotur" escreve que em 2011 se manteve a tendência para redução de pontos de venda e empresas, referindo que o número de pontos de venda ligadas à Amadeus, o maior sistema de distribuição global em Espanha, teve uma queda em 2,8%, para 6.583 e que desde 2007 já reduziram em mais de 2.500, e o número de sucursais caiu em 112 unidades, para 1.954 agências.
Também o número de trabalhadores ligados à distribuição turística tem vindo a cair. Em 2011 as agências e operadores fecharam o ano com 50.600 trabalhadores, menos 2,3% face ao ano anterior, refere o jornal espanhol.
Fonte: Presstur