Sexta, 24 Janeiro 2025

O primeiro semestre foi positivo para o Porto de Pecém, no Ceará. De janeiro a junho, o terminal nordestino registou um incremento de 29% no volume de carga movimentado em comparação a igual período do ano passado. No total, 1,4 milhão de toneladas embarcaram ou desembarcaram pelos navios que atracaram por lá.

O destaque ficou por conta do crescimento das importações que atingiu alta de 46%, representando 79% do total movimentado no semestre. Este aumento das importações é resultado, principalmente, dos desembarques de 336 mil toneladas de cimentos não pulverizados (clinkers), 291 mil t de carvão, 241 mil t de produtos siderúrgicos e 162 mil t de gás natural.
De acordo com a Secex (Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio), o Porto de Pecém lidera as importações Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio de cimentos não pulverizados (clinkers) com participação de 46%, seguido do Porto de Santarém com participação de 15%.

Já as exportações foram responsáveis pela movimentação de 385 mil toneladas, sendo que os principais produtos exportados foram os minérios de ferro (115 mil t), frutas (58 mil t), carnes (13 mil t) e calçados com nove mil toneladas. O Pecém também lidera a exportação de calçados, com participação de 31% dentre todos os portos brasileiros, também de acordo com os dados da Secex.

Fonte: Webtranspo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!