Publicado originalmente em Visto Livre
Criado juntamente com o Latin GRAMMY, em 2000, o tributo “Person of the Year” é uma homenagem que a Academia Latina de Gravação presta anualmente a algum nome marcante da música latina. O primeiro homenageado foi Emilio Estefan, produtor e músico cubano radicado nos Estados Unidos. Oito anos depois, a cantora Gloria Estefan, esposa de Emilio, tornou-se a primeira mulher a receber a honraria. A segunda seria a colombiana Shakira, no ano passado.
Caetano Veloso será o segundo brasileiro a receber a homenagem. O primeiro foi Gilberto Gil, em 2003. O Brasil se iguala desta maneira a Espanha (com Julio Iglesias e Plácido Domingo) e Cuba, com duas“personalidades do ano” na história da premiação. O México, com quatro homenageados (Vicente Fernández, Carlos Santana, José José e Juan Gabriel) segue sendo o país mais lembrado pela Academia. Os Estados Unidos, com o casal Estefan e o guitarrista Santana (todos naturalizados), aparecem na segunda posição.
República Dominicana (com Juan Luiz Guerra), Porto Rico (com Ricky Martin) e Colômbia (com a supra-citada Shakira) são os outros países com o privilégio de terem representantes recebendo o tributo.