A HTS Brasil foi a empresa escolhida pelo Tecondi, no Porto de Santos, para implantar a automatização de 22 gates por meio do sistema de OCR (Optical Character Recognition). São 20 pórticos de reconhecimento de caminhões e dois para trens que passarão a ser monitorados em tempo real sem intervenção humana. O contrato foi assinado na semana passada.
“Apresentamos para o Tecondi um sistema que reconhece a placa do caminhão, o número do contêiner e, em seguida, transmite a informação. O sistema oferece imagens e vídeos para inspeção de danos”, disse Maxwell Rodrigues, vice-presidente da HTS Brasil. Segundo ele, a tecnologia aumenta a assertividade e otimiza a operação, reduzindo o tempo e intervenção humana.
O sistema é capaz de detectar, por exemplo, um contêiner avariado e apontar a necessidade de inspeção daquele, por exceção, e não necessariamente todo o contêiner que chega ao terminal. A identificação no novo sistema é feita durante a entrada do caminhão, em movimento, com base em um conjunto de sensores.
Um gate de teste foi implantado no Tecondi no final do ano passado com o intuito de apresentar e testar o sistema da HTS Brasil, tendo atingido todos os requisitos técnicos e legais quanto à produtividade e acuracidade.
Atualmente, o Tecondi Santos tem 17% de market share na movimentação de contêineres no porto paulista. Com a solução HTS, previsão é que o terminal passe a ter o mesmo nível de operação nos gates dos maiores portos mundiais.
Fonte: Guia Marítimo