Publicado originalmente em Visto Livre
Na Moral, novo programa de Pedro Bial ainda nem estreiou e já está gerando polêmica. A atração que estreia nesta quinta-feira, 5, após a exibição de “Gabriela”, está sofrendo acusações de plágio. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, do “Folha de S. Paulo”.
A pulicação informa que, desde 2003, já existe um programa com o mesmo nome no Paraná. A atraçao vai ao ar pelo canal da Net, às 23h, e é apresentado por Leandro Karam, que afirmou que a emissora sempre soube da existência de seu programa, já que teria usado algumas imagens cedidas pela atração em 2011. “Era impossível a Globo não saber que a gente existia”, disse o apresentador.
Em comunicado oficial, a Central Globo de Produção informou que a acusação de plágio é infundada, já que a emissora negocia o direito de uso da marca com uma produtora carioca, que é detentora do nome desde 1999.
Veja na integra o comunicado:
A acusação de plágio contra a Globo é infundada. Negociamos o uso da marca na nossa programação com a produtora que é, desde 1999, detentora exclusiva dos direitos da marca Na Moral na categoria ‘entretenimento’. Basta consulta ao INPI para verificação.
Leandro Karam, pelo que afirma, detém tão somente um pedido de registro em andamento no INPI, que não deve prosperar justamente em razão de registros anteriores.
A Globo também declarou que o apresentador Leandro Karam possui apenas um pedido para registrar o nome “Na Moral” em andamento no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) – órgão do governo responsável pelo registro de marcas e patentes.