O alinhamento do casco da plataforma de petróleo P-55 embaixo do deckbox (convés) está previsto para ocorrer na quinta-feira, quando este último, já na altura de 42 metros, será baixado e assentado sobre o casco, concluindo o deck- mating (união do top side com o casco) da estrutura. A expectativa é de que a presidente da Petrobras, Graça Foster, esteja no município de Rio Grande para acompanhar o acontecimento.
A operação de deck mating da P-55 teve início no dia 25 de junho, no polo naval gaúcho. A ação está sendo realizada por meio de um sistema de içamento composto de 12 torres, que irão levantar o deckbox a uma altura de 42 metros. A atividade começou com uma pequena elevação do deckbox, que pesa cerca de 17 mil toneladas, para realização de testes e pesagem final. Nos dias seguintes, o processo de içamento teve continuidade, e o deckbox chegou à altura de 15,4 metros em relação ao fundo do dique, na quinta-feira passada. Em paralelo, foram realizados o rearranjo dos apoios de construção e a montagem das estruturas de proteção dentro do dique. No sábado passado, iniciou-se o alagamento do dique, com aproximadamente 650 mil metros cúbicos de água, e, ontem, a porta batel foi retirada para o casco da P -55 entrar. Cerca de 920 pessoas estão envolvidas na operação, entre profissionais da Petrobras e das empresas contratadas.
A P-55 é uma unidade do tipo semissubmersível, que terá capacidade diária para processar 180 mil barris de petróleo e comprimir 6 milhões de metros cúbicos de gás. Pertencente ao Módulo3 do Campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos, a unidade ficará ancorada em profundidade de 1,8 mil metros e terá, no total, 18 poços a ela ligados, sendo 11 produtores e sete injetores de água. A exportação de óleo e gás natural da plataforma será realizada por dutos submarinos acoplados ao complexo. O investimento previsto na concretização da plataforma é de aproximadamente US$ 1,65 bilhão.
Fonte: Jornal do Comércio