A Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) deu início ao monitoramento da área que será dragada no canal de acessos aos seus portos. Ao todo, há 80 pontos de coleta para monitorar a qualidade da água, qualidade do sedimento a ser dragado e das comunidades planctônicas (fito, zoo e ictioplâncton).
A ação faz parte da continuidade ao Programa de Comunicação Social da Dragagem e deverá permitir, também, a avaliação de possíveis impactos e a elaboração de medidas de prevenção e controle, ratificando os estudos prévios já realizados. O controle ambiental será feito antes, durante e após a dragagem.
De acordo com Luiz Henrique Dividino, superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, trabalho de monitoramento é essencial: “Este monitoramento demonstra nossa preocupação em atender todas as demandas do Ibama com relação à segurança do processo. E este controle também tranqüiliza a comunidade instalada no entorno do porto com relação a nossa preocupação com a preservação ambiental”, afimou.
Fonte: Guia Marítimo